Repository logo
 
Publication

O reduzido envolvimento social : Implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar

dc.contributor.authorSantos, António José
dc.contributor.authorMonteiro, Lígia Maria Santos
dc.contributor.authorSousa, Tânia Lobo
dc.contributor.authorFernandes, Carla
dc.contributor.authorTorres, Nuno
dc.contributor.authorVaughn, Brian E.
dc.date.accessioned2015-02-05T19:12:48Z
dc.date.available2015-02-05T19:12:48Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO reduzido envolvimento social, aspeto central na defi nição da solidão social, foi analisado numa amostra de 337 crianças portuguesas (171 rapazes), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Com base em metodologias de observação, realizadas em contexto de Jardim de infância, verifi cou-se que níveis reduzidos de envolvimento social estão negativamente associados a baixos níveis de competência social, de resiliência e de um elevado ego-controle. A aceitação pelos pares, o impacto e a preferência social, analisados com base nas medidas sociométricas, encontram-se, também, negativamente associados com os níveis de baixo envolvimento social. Os resultados refl etem as difi culdades de ajustamento psicossocial destas crianças e enfatizam o seu potencial risco para o desenvolvimento saudável.por
dc.description.abstractABSTRACT: Low social engagement, a central feature of the defi nition of solitude, was examined in a sample of 337 Portuguese children (171 boys), ages ranging between 3 and 5 years. Based on observation measures, collected in school settings, Low Social Engagement was negatively associated with a broad range of adaptive outcomes, including social competence, ego-resilience as well as higher levels of ego-undercontrol. Negative associations were also found with sociometric measures of peer acceptance, social impact and preference. The results refl ect these children’s diffi culties in the social domain and stress the potential risk factor of social solitude for their healthy development.por
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica, 28(1), 186-193por
dc.identifier.doi10.1590/1678-7153.201528120
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3380
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpor
dc.subjectReduzido envolvimento socialpor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectAjustamento psicossocialpor
dc.subjectLow social engagementpor
dc.subjectPre-schoolpor
dc.subjectPsychosocial adjustmentpor
dc.titleO reduzido envolvimento social : Implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolarpor
dc.title.alternativeLow social engagement : Implications for children psychosocial adjustment in the preschool contextpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegrepor
oaire.citation.endPage193por
oaire.citation.startPage186por
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexão e Críticapor
oaire.citation.volume28por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PRC_28_186-193.pdf
Size:
412.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: