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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo resulta de dois fatores relevantes, a revisão do que nos
últimos anos se tem escrito sobre a necessidade de se fazer diferenciação
curricular e pedagógica, e um estudo que realizámos com professores do Ensino
Básico e Secundário sobre as suas perceções e representações relativas a este
fenómeno. Neste estudo recolhemos os testemunhos escritos de 63 professores
de Escolas do Alentejo e da região Oeste, procedemos à análise de conteúdo e à
sua categorização. As conclusões obtidas permitem realçar um conjunto de
fatores intrínsecos e extrínsecos à ação dos professores e, ainda, fazer um
levantamento de questões que julgamos serem evidenciadas nesta problemática
relativamente a duas linhas de focagem, a sala de aula e a Escola enquanto
organização e o Sistema de ensino português em pleno processo de Autonomia
e Flexibilidade Curricular (Despacho nº 5908/2017).
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Keywords
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (157-168). Lisboa: Edições ISPA.