Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
62.01 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao longo dos vários contactos que os utentes vão estabelecendo com o
serviço de saúde e com os profissionais vão construindo um conjunto de atitudes face
aos médicos e medicina que derivam da sua avaliação pessoal dos cuidados recebidos
presente trabalho descreve um estudo exploratório sobre a relação entre as atitudes face
aos médicos e medicina e a satisfação do utente .
Os resultados revelam a existência duma relação entre estas duas variáveis enfatizando
assim a importância das representações cognitivas e das variáveis sócio-demográficas
na satisfação do utente. Implicações ao nível do treino dos profissionais são
apresentadas. ------ ABSTRACT ------ During their contact with the health care system and health professionals,
patients develop a set of attitudes towards doctors and medicine that are derived from
their personal experience. This paper describes an exploratory study that assesses the
relationship between patient satisfaction and attitudes toward doctors and medicine.
The results revealed that these two variables are related and show the importance of
addressing patients’ cognitive representations and socio-demographics characteristics on
their satisfaction with the health care system. Implications for health professionals
training are also presented.
Description
Keywords
Atitudes face aos médicos e medicina Satisfação do utente Attitudes towards doctors and medicine Patient satisfaction
Citation
Psicologia, Saúde & Doenças, 2 (2), 69-80
Publisher
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde