Repository logo
 
Publication

Inclusão no ensino superior: perspetivas de estudantes com necessidades educativas especiais de uma universidade pública portuguesa

dc.contributor.authorSantos, Evelyn Michelini Fortes dos
dc.contributor.authorVagos, Paula
dc.contributor.authorSouza, Dayse Neri de
dc.date.accessioned2019-05-14T11:18:33Z
dc.date.available2019-05-14T11:18:33Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractA inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) tem sido uma realidade cada vez mais verificada no âmbito da educação. Novas práticas em favor das acessibilidades físicas/estruturais, culturais/atitudinais e digitais/materiais para os estudantes também tem sido percebidas ao nível do Ensino Superior. No caso de Portugal, nos últimos anos um maior número de estudantes com NEE tem ingressado em Instituições de Ensino Superior (IES). Entre muitas razões, acredita-se que o apoio do Contingente de Acesso Especial, uma política que visa garantir um número de vagas para estudantes com NEE nas IES, pode ser um dos principais aspetos. No entanto, ao nível nacional, não são verificadas políticas de inclusão no Ensino Superior de forma a garantir os direitos e a permanência dos estudantes com NEE. A partir desta realidade, muitas IES têm elaborado estatutos internos e tem apoiado os estudantes caso a caso. Por um lado, estas iniciativas podem favorecer a trajetória dos estudantes, por outro, podem permitir que estes fiquem à mercê da sensibilidade da IES. Neste sentido, este estudo apresenta, num contexto qualitativo, as perceções de 10 estudantes com NEE, de diferentes ciclos e cursos, sobre as suas trajetórias de inclusão numa Universidade Pública Portuguesa. Nosso objetivo é apresentar os principais apoios oferecidos pela IES, evidenciados pelos estudantes como potenciadores para a inclusão no Ensino Superior. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, com o apoio do software de análise qualitativa webQDA. Verificou-se que os estudantes relataram um apoio satisfatório da IES nos diferentes suportes oferecidos, na qual foram diferenciados em três categorias de acessibilidade, sendo apresentadas em ordem de maior referência: (1) culturais/ atitudinais (187 referências), (2) físicas/estruturais (49 referências) e (3) digitais/ materiais (48 referências). É notável que todos estes aspetos se fundem, e um trabalho de coesão entre os suportes listados é necessário. Neste sentido, o presente trabalho visa promover a reflexão sobre as dimensões de apoio à inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior, tendo como aspeto central, as vivências de estudantes universitários com NEE.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (193-206). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7041
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relationPotenciar a transição e a inclusão para o Ensino Superior: a experiência de estudantes com NEE e seus familiares
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.titleInclusão no ensino superior: perspetivas de estudantes com necessidades educativas especiais de uma universidade pública portuguesapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitlePotenciar a transição e a inclusão para o Ensino Superior: a experiência de estudantes com NEE e seus familiares
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F124543%2F2016/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FCED%2F00194%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage206pt_PT
oaire.citation.startPage193pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
oaire.fundingStream5876
person.familyNameVagos
person.givenNamePaula
person.identifier.ciencia-idC419-AFB7-1569
person.identifier.orcid0000-0003-4372-3930
person.identifier.scopus-author-id36487351300
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbf405ee2-ab84-43a9-85de-0493349d5d75
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybf405ee2-ab84-43a9-85de-0493349d5d75
relation.isProjectOfPublication216c1401-a95f-4a9e-85b4-29812e0073a0
relation.isProjectOfPublication62f0112c-7ebc-48da-8abb-536f45aa5365
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery62f0112c-7ebc-48da-8abb-536f45aa5365

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 193-206.pdf
Size:
134.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: