Repository logo
 
Publication

Habilidades Iniciais de alfabetização em português: Pesquisa transcultural em Portugal e no Brasil

dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana
dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.date.accessioned2018-07-12T13:55:38Z
dc.date.available2018-07-12T13:55:38Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO principal objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de treino de escrita inventada na aprendizagem de habilidades iniciais de alfabetização em crianças pré-escolares falantes de língua portuguesa. Participaram 79 crianças de educação infantil em Portugal e no Brasil. Constituíram-se quatro grupos (um grupo experimental e um grupo controle em cada país) equivalentes no conhecimento do alfabeto, inteligência não verbal e consciência fonológica (silábica e fonêmica). Foi realizado um pré/pós-teste de escrita e leitura. No período intermédio, os grupos experimentais participaram de atividades de escrita inventada e os grupos controle na leitura de livros infantis. No pós-teste, os resultados dos grupos experimentais foram superiores aos dos grupos controle nas tarefas de escrita e leitura. Além disso, os resultados foram equivalentes nos dois países, o que sugere que as atividades de escrita inventada promovem habilidades de alfabetização de pré-escolares falantes de duas variantes do português: europeu e brasileiro.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The main goal of this study was to assess the effects of an invented spelling training programme in the early stages of literacy of preschool Portuguese-speaking children. It encompassed 79 children from Portugal and Brazil. There were four equivalent groups (one experimental group and one control group in each country) and various control measures: knowledge of the alphabet, non-verbal intelligence and phonological awareness (syllabic and phonemic). A reading and spelling pre/post-test was carried out. During the intermediate period the experimental groups participated in invented spelling activities, and the control groups read children’s books. The results of the post-test have shown that the experimental groups reached higher levels in both reading and spelling as compared to the control groups. This evolution pattern was found in both countries, thus suggesting that invented spelling activities promote early literacy skills of preschool children speaking two Portuguese variants: European and Brazilian.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia - FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1413-82712017220305pt_PT
dc.identifier.issn0103-5371
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6495
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherediPUCRSpt_PT
dc.relationAquisição da linguagem escrita e acesso ao princípio alfabético: estudo longitudinal sobre a importância de programas de intervenção de escrita inventada no jardim-de-infância e suas implicações no início da escolaridade formal
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLinguagem escritapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectHabilidades metalinguísticaspt_PT
dc.subjectAlfabetizaçãopt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectWritten languagept_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectMetalinguistic skillspt_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.titleHabilidades Iniciais de alfabetização em português: Pesquisa transcultural em Portugal e no Brasilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleAquisição da linguagem escrita e acesso ao princípio alfabético: estudo longitudinal sobre a importância de programas de intervenção de escrita inventada no jardim-de-infância e suas implicações no início da escolaridade formal
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBD%2F112133%2F2015/PT
oaire.citation.conferencePlaceRio Grande do Sulpt_PT
oaire.citation.endPage448pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage437pt_PT
oaire.citation.titlePsicopt_PT
oaire.citation.volume22pt_PT
oaire.fundingStreamOE
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication2b0ee61e-5491-48d3-8584-b55858d3593f
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery2b0ee61e-5491-48d3-8584-b55858d3593f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PUSF, 22(3), 437-448.pdf
Size:
746.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: