Repository logo
 
Publication

Factores relacionados com a aprendizagem da estatística nos alunos do 11º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Nevespor
dc.contributor.authorSilva, Cátia Andreia Marques da
dc.date.accessioned2013-12-23T18:05:07Z
dc.date.available2013-12-23T18:05:07Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractEste estudo tem como objectivo verificar os factores que estão relacionados com a aprendizagem da estatística nos alunos do 11º ano. Participaram neste estudo 165 estudantes do 11º ano, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, de três escolas secundárias da região de Lisboa. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram os seguintes: escala "Eu e a Estatística" que resultou de uma adaptação da escala "Eu e a Matemática" de Mata, Monteiro e Peixoto (2007), a escala "Nas Aulas de Estatística" que resultou de uma adaptação da escala "Nas Aulas de Matemática" de Mata, Monteiro e Peixoto (2008) e de forma a se poder avaliar o desempenho dos alunos a estatística foi usado um instrumento do projecto de investigação Knowledge retention and capacity to communicate statisticaly. As variáveis que se pretende estudar são as seguintes: Motivação dos alunos: Género; Percepção de competência; Atitude em relação à estatística; Clima de sala de aula e desempenho escolar na estatística. Os principais resultados deste estudo mostram que, no que diz respeito à motivação, esta está relacionada significativamente com o desempenho. Apurámos igualmente que a percepção de competência, o valor, a escolha e a pressão também estão fortemente relacionadas, ao contrário do prazer que se verificou que não está necessariamente ligado a um desempenho positivo. Podemos dizer que atitudes positivas estão relacionadas com um desempenho positivo, bem como o suporte social dos professores e colegas e a aprendizagem cooperativa, ao contrário da aprendizagem competitiva e individualista. Ao compararmos a motivação em função do género, verificámos que as raparigas apresentam valores mais elevados do que os rapazes.por
dc.description.abstractABSTRACT: This study aims to verify the factprs that are related to the learning of statistics in 11th grade. 165 students, in 11th grade, participated in this study, aged between 16 and 20 years, three high scools in the Lisbon region.por
dc.description.abstractThe instruments used for data collection are: "Me and Statistics" that resulted from an adpatation of the scale "Me and Math" Mata, Monteiro and Peixoto (2007, the scale "Lessons in Statistic" that resulted from an adpatation of the scale "Lessons in Mathematics" Mata, Monteiro and Peixoto (2008), and in order to be able to acess student performance statistics, we used an instrument of the research project Knowledge retention and capacity to communicate statisticaly. The variables to be studied are: Motivation of students; Gender; Perception of competence; Attitude toward statistics; climate classroom and school performance in statistics. The main results of this study show that, with regard to motivation, this is significantly related to performance. We found also that the perception of competence, value, choice and pressure are also strongly related, unlike pleasure where that there was not necessarily linked to a positive performance. We can say that positive attitudes are associated with a positive performance, as well as social support from teachers and peers and cooperative learning, unlike the competitive and individualistic learning. Comparing motivation by gender, we found that girls show higher values than boys.por
dc.identifier.tid201085402
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2557
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectClima de sala de aulapor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectStatisticspor
dc.subjectClimate classroompor
dc.subjectPerformancepor
dc.titleFactores relacionados com a aprendizagem da estatística nos alunos do 11º ano de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
14910.pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: