Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aspectos metodológicos de um estudo de caso de psicose.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AP_19(3)_399.pdf57.62 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No âmbito do estudo da perturbação psicótica, propomo- nos expor, sob a perspectiva psicodinâmica, o percurso evolutivo de um paciente com esquizofrenia em processo de tratamento numa comunidade terapêutica, especialmente vocacionada para a intervenção na doença mental grave. Neste contexto, o presente artigo, pretende fundamentalmente salientar a metodologia de investigação utilizada, baseada na aplicação do método do estudo de caso individual. Sendo assim, foram delineados toda uma série de procedimentos metodológicos com o fim de atenuar algumas das limitações inerentes a este tipo de estudos. Por fim, são tecidas algumas considerações (sob a forma resumida), que, embora não assumindo um carácter conclusivo, pretendem realçar alguns dos principais aspectos a reter deste nosso estudo.
ABSTRACT: Regarding the study of psychotic disorder, we proposed to study, psychodinamically, the evolution course of an esquizophrenic patient, under a treatment process inside of a therapeutic community, especially directed for the treatment of very disturbed patients. In this matter, we intend, especifically, to emphasize the investigation method that we applied, wich was the single case study. In consequence we defined several methodological procedures with the proposal of minimize some of the limitations of case study methodology. Finally, we made varied breaf considerations, not with the intention of being conclusive, but primarily to emphasize some of the major dimensions consequent to our research.

Description

Keywords

Estudo de caso Perturbação psicótica Comunidade terapêutica Menninger Scales Single case study Psychotic disorder Therapeutic community Menninger Scales

Citation

Análise Psicológica, XIX(3), 399-415.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada