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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como principal objectivo compreender o impacto do
treino de escritas inventadas na evolução do nível de consciência fonológica de
crianças no jardim-de-infância. Foi realizada uma investigação de natureza
experimental com 52 crianças de 5 anos de idade que não sabiam ler nem
escrever. Os participantes foram divididos por um grupo experimental e outro de
controlo, tendo em conta a idade, o nível de aptidão cognitiva e o número de
letras conhecidas. Realizou-se um pré/pós-teste de avaliação dos níveis de
consciência silábica e fonémica. Durante o período intermédio, o grupo
experimental participou num programa de treino de escritas inventadas, em
pequenos grupos. A intervenção foi realizada em 10 sessões de promoção da
reflexão sobre a escrita de diferentes palavras. O grupo de controlo participou num
programa de leitura e conto de histórias. A partir da análise dos dados obtidos,
foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos,
verificando-se que o grupo experimental demonstrou níveis mais elevados de
consciência fonológica fonémica após a participação no treino de escritas
inventadas, em comparação com o grupo de controlo. Os resultados deste estudo
sugerem que as actividades de escrita inventada no jardim-de-infância actuam
como um factor impulsionador da aprendizagem da linguagem escrita, ao
contribuir para a evolução dos níveis de consciência fonológica, considerada uma
medida essencial para o sucesso na alfabetização.
Description
Keywords
Escritas inventadas Consciência fonológica Jardim-de-infância
Citation
In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (176-190). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário