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Authors
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Abstract(s)
Neste estudo de caso, pela estruturação teórico-prática de intervenção,
pretende-se reflectir sobre novas abordagens do índice de hiperactividade e as suas
relações com o trauma psíquico e com a criatividade. Num primeiro momento, como
o trauma desorganiza a identidade, num segundo momento, a inquietação e
ansiedade e, possíveis sintomas que emergem do referido efeito, e num terceiro
momento a utilização da criatividade como ponte à (re)construção do sujeito
psíquico, (re)integrando o trauma e a identidade. Como tal, recorre-se à utilização de
uma amostra de um caso clínico, estudado a partir do pensamento contemporâneo
psicanalítico, claro, sem descurando outro tipo de abordagens, na possibilidade de
um encontro e não de um desencontro entre metodologias interpretativas da psique
humana.
Description
Keywords
Hiperactividade Trauma psíquico Psicodinâmica Caso clínico
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (256-276). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA