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Advisor(s)
Abstract(s)
O voluntariado é definido, entre outros aspetos, enquanto comportamento
não obrigatório, mantido ao longo do tempo, sem expetativa de recompensa
monetária e que beneficia pessoas não próximas. Muitas vezes implica custos
psicológicos e sociais aos voluntários, sublinhando-se assim as consequências
advindas da sua participação neste tipo de atividades, quer a um nível instrumental
quer na avaliação da satisfação com a vida. Neste sentido, o presente estudo
analisou o contributo da participação em atividades de voluntariado na avaliação
da satisfação com a vida em jovens estudantes universitários.
Participaram 401 estudantes do ensino superior, com idades compreendidas entre os
18 e os 65 anos, essencialmente do sexo feminino (73,6%), dos quais 32,4%
participava em atividades de voluntariado, na sua maioria de âmbito social (53.8%).
Com base nos resultados encontrados, concluiu-se que o ser-se voluntário é dos
fatores em estudo que mais contribui para os níveis de avaliação da satisfação com
a vida destes estudantes universitários. São tecidas implicações investigativas e
interventivas considerando, entre outros aspetos, a relevância da satisfação com a
vida e do voluntariado nos projetos de vida dos sujeitos.
Description
Keywords
Voluntariado Estudantes do ensino superior Satisfação com a vida
Citation
In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (54-68). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada