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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A aquisição do princípio alfabético tem sido relacionada com a
evolução das escritas inventadas. Alves Martins et al. (2013, 2014), e Oulette et
al. ( 2013) levaram a cabo estudos de intervenção com impacto nos
progressos das escritas inventadas e no desenvolvimento de competências
precoces de leitura. Os programas de intervenção destes autores seguem de
perto princípios de instrução Vygostianos, pois ambos actuam na zona
proximal de desenvolvimento, usando, contudo, diferentes metodologias
quanto à forma de transmitir feedback à criança relativamente às versões
iniciais de escrita infantil e no que concerne à existência de interacções sobre
o escrito, que só acontece no paradigma de Alves Martins et al. (2014).
Pretende-se assim comparar o efeito dos dois programas de treino (Alves
Martins, Salvador, Albuquerque & Silva, 2014; Ouellette, Sénéchal & Haley,
2013) na qualidade das escritas inventadas e na leitura precoce. Participaram
neste estudo 60 crianças de idade pré-escolar, cujas escritas não
representavam ainda os sons, tendo sido distribuídas por 3 grupos, 2
experimentais e um de controlo, equivalentes quanto à idade, inteligência, nº
de letras conhecidas e consciência fonológica. Entre o pré e o pós teste, as
crianças dos 2 grupos experimentais participaram num dos programa de
intervenção de escritas inventadas de acordo com um dos paradigmas
referenciados. Os resultados apontam para a superioridade da metodologia
de Alves Martins et al (2014), tanto ao nível da qualidade das escritas
inventadas como na leitura precoce.
Description
Keywords
Escritas inventadas Programas de intervenção Pré-escolar
Citation
In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (241-257). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada