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Capacitação de pais com filhos com deficiência
dc.contributor.author | Dias, Sandra Cristina Camisão | |
dc.contributor.author | Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa | |
dc.date.accessioned | 2017-06-21T17:24:36Z | |
dc.date.available | 2017-06-21T17:24:36Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O modelo de 3.ª geração de Dunst (2000) valoriza o papel dos pais no desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos filhos, que se reflete no bem-estar da família (Cruz & Ducharne, 2006). Estando as famílias que têm filhos com deficiência sujeitas a elevado stresse, importa promover a sua competência a fim de conseguirem interpretar as suas necessidades e mobilizar os recursos formais e informais necessários para as satisfazer. Baumrind (1991) comprovou empiricamente a influência dos estilos e das competências parentais no desenvolvimento dos filhos e Dunst (2013) relacionou-os com a competência parental percebida. O projeto Oficinas de Pais, desenvolvido em Portugal pela Associação Pais em Rede (março 2011- outubro 2014), visa a capacitação dos pais de pessoas com perturbações neurodesenvolvimentais para que sejam capazes de gerir o projeto de inclusão dos seus filhos. Este está estruturado em 3 módulos sequenciais: Apoio Emocional (GAE); Corresponsabilização (COR); Pais Prestadores de Ajuda (PPA). Para avaliar a eficácia das Oficinas utilizaram-se questionários e entrevistas presenciais: 494 pais (dos 547 que participaram nos GAE) preencheram 2 escalas de auto-avaliação de suporte social e rede de apoio (Dunst et al, 1988) imediatamente antes e depois do GAE; Dos 145 pais que participaram nos COR, temos respostas válidas de 102 pais relativas à auto-competência parental percebida, antes e depois deste módulo. Serão apresentados os dados destes instrumentos, no global, por idade e patologia do filho. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (274-290). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-33-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5566 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Famílias | pt_PT |
dc.subject | Deficiência | pt_PT |
dc.subject | Capacitação | pt_PT |
dc.subject | Necessidades e redes de suporte | pt_PT |
dc.title | Capacitação de pais com filhos com deficiência | pt_PT |
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oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 290 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 274 | pt_PT |
oaire.citation.title | Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais | pt_PT |
person.familyName | Serpa Pimentel | |
person.givenName | Júlia | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3194-9660 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7006096030 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6233b0ac-1918-4f7a-8eab-8208cd2bc9e4 | |
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