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Capacitação de pais com filhos com deficiência

dc.contributor.authorDias, Sandra Cristina Camisão
dc.contributor.authorPimentel, Júlia van Zeller de Serpa
dc.date.accessioned2017-06-21T17:24:36Z
dc.date.available2017-06-21T17:24:36Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO modelo de 3.ª geração de Dunst (2000) valoriza o papel dos pais no desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos filhos, que se reflete no bem-estar da família (Cruz & Ducharne, 2006). Estando as famílias que têm filhos com deficiência sujeitas a elevado stresse, importa promover a sua competência a fim de conseguirem interpretar as suas necessidades e mobilizar os recursos formais e informais necessários para as satisfazer. Baumrind (1991) comprovou empiricamente a influência dos estilos e das competências parentais no desenvolvimento dos filhos e Dunst (2013) relacionou-os com a competência parental percebida. O projeto Oficinas de Pais, desenvolvido em Portugal pela Associação Pais em Rede (março 2011- outubro 2014), visa a capacitação dos pais de pessoas com perturbações neurodesenvolvimentais para que sejam capazes de gerir o projeto de inclusão dos seus filhos. Este está estruturado em 3 módulos sequenciais: Apoio Emocional (GAE); Corresponsabilização (COR); Pais Prestadores de Ajuda (PPA). Para avaliar a eficácia das Oficinas utilizaram-se questionários e entrevistas presenciais: 494 pais (dos 547 que participaram nos GAE) preencheram 2 escalas de auto-avaliação de suporte social e rede de apoio (Dunst et al, 1988) imediatamente antes e depois do GAE; Dos 145 pais que participaram nos COR, temos respostas válidas de 102 pais relativas à auto-competência parental percebida, antes e depois deste módulo. Serão apresentados os dados destes instrumentos, no global, por idade e patologia do filho.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (274-290). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-33-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5566
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectDeficiênciapt_PT
dc.subjectCapacitaçãopt_PT
dc.subjectNecessidades e redes de suportept_PT
dc.titleCapacitação de pais com filhos com deficiênciapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage290pt_PT
oaire.citation.startPage274pt_PT
oaire.citation.titleColóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuaispt_PT
person.familyNameSerpa Pimentel
person.givenNameJúlia
person.identifier.orcid0000-0002-3194-9660
person.identifier.scopus-author-id7006096030
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6233b0ac-1918-4f7a-8eab-8208cd2bc9e4
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