Repository logo
 
Publication

Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolar

dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana
dc.contributor.authorSalvador, Liliana Ferreira dos Santos
dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina
dc.date.accessioned2016-12-29T17:29:35Z
dc.date.available2016-12-29T17:29:35Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractVários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes.pt_PT
dc.description.abstractSeveral researchers have shown that invented spelling activities with pre-school-age children contribute to literacy acquisition, having a positive impact on the evolution of children's writing and phonological awareness. Our aim was to assess the impact of an invented spelling programme on reading acquisition. The participants were 60 Portuguese 5-year-old children who were not able to read or write. Children were randomly divided in two groups, experimental and control, equivalent in terms of knowledge of letters, phonological abilities and intelligence. The experimental group participated in an invented spelling programme and the control group in a story reading programme. Children's word reading was evaluated in a pre-test, a post-test and a differed post-test. Experimental group had better results in both post-tests.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 137-144. Doi: 10.1590/0102-37722015021639137144pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/0102-37722015021639137144pt_PT
dc.identifier.issn0102-3772
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5178
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Brasíliapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000200137&lng=pt&nrm=iso&tlng=enpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPrograma de escritapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectSpelling programmept_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectPre-schoolpt_PT
dc.titleEscrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolarpt_PT
dc.title.alternativeInvented spelling and reading acquisition in pre-school-age childrenpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FPSI-EDD%2F110262%2F2009/PT
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage144pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage137pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia: Teoria e Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume31pt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication2d7318ed-a986-43d4-bc15-0071e919101d
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery2d7318ed-a986-43d4-bc15-0071e919101d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PTP, 31, 137-144.pdf
Size:
304.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: