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A QUALIDADE DA VINCULAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR
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Qualidade da vinculação e desenvolvimento social : Mapeamento dos contributos das relações pais-criança para a competência social nos grupos escolares
Publication . Fernandes, Carla Sofia Rodrigues Dias; Veríssimo, Manuela; Santos, António José
A teoria da vinculação providencia um quadro teórico de extrema relevância para se
compreender a génese da competência social. Os teóricos da vinculação sugerem que a
segurança da vinculação potencia a competência social com os pares e um corpo substancial de
estudos tem vindo a apoiar esta assunção. A evidência empírica construída nas últimas três
décadas de investigação é, assim, consensual ao demonstrar associações positivas entre a
segurança da vinculação na infância e diversos comportamentos no grupo de pares que refletem
o bom funcionamento social durante o período pré-escolar. A maioria destes estudos utilizou
medidas indiretas para avaliar a competência social e medidas de padrões comportamentais para
indexar a segurança da vinculação (sendo escassos o que recorrem a medidas
representacionais). Na maioria destes estudos predomina, ainda, o foco exclusivo na mãe,
encontrando-se o papel do pai deveras negligenciado na investigação desenvolvimental, em
particular no que se refere ao seu contributo para o desenvolvimento da competência social das
crianças. Adicionalmente, embora seja recorrente a evocação do postulado da teoria da
vinculação de que a continuidade dos contributos da vinculação no decurso do desenvolvimento
é entendida à luz do papel central dos modelos internos dinâmicos, não foi possível localizar
sustentação empírica a este nível.
Esta investigação propõe-se a contribuir para o estado atual do conhecimento acerca das
implicações das relações de vinculação pais-criança para o desenvolvimento da competência
social em idade pré-escolar.
No primeiro estudo, analisaram-se os contributos das relações de vinculação para
posterior competência social numa amostra de 39 díades mãe-criança e pai-criança, com vista
a explorar eventuais contributos partilhados, bem como especificidades que pudessem advir da
natureza independente de cada uma destas relações. Os resultados que obtivemos sugerem que
ambas as relações de vinculação predizem a posterior competência social das crianças.
Verificámos ainda que dimensões específicas de ambas as relações de vinculação parecem
contribuir para domínios específicos da competência social das crianças. No entanto, a forma
como o fazem parece apresentar não só similaridades, como também particularidades.
No segundo estudo, analisaram-se os contributos das representações de vinculação das
crianças para a sua posterior competência social, numa amostra de 41 crianças. Obtivemos
resultados que indicam que a segurança das representações de vinculação prediz a posterior
competência social no grupo de pares, sendo que estes contributos foram evidentes em todos os
domínios da competência social.
No último estudo, analisou-se a existência de um papel mediador das representações de
vinculação das crianças na relação entre vinculação precoce e posterior competência social no
grupo pré-escolar, numa amostra de 37 díades mãe-criança. Os resultados encontrados
confirmaram a existência de um efeito mediador, indo ao encontro da hipótese derivada da
teoria da vinculação de que os modelos internos dinâmicos são os mecanismos subjacentes à
ligação entre vinculação precoce e posterior funcionamento social.
No seu conjunto, os trabalhos empíricos aqui apresentados procuram providenciar
suporte que ajude a mapear os contributos das relações de vinculação para a posterior
competência social das crianças no grupo pré-escolar, recorrendo a medidas demonstradas
como válidas e abrangentes de ambos os constructos.
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Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
FARH
Funding Award Number
SFRH/BD/60793/2009