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A QUALIDADE DA VINCULAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIAL EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR

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Qualidade da vinculação e desenvolvimento social : Mapeamento dos contributos das relações pais-criança para a competência social nos grupos escolares
Publication . Fernandes, Carla Sofia Rodrigues Dias; Veríssimo, Manuela; Santos, António José
A teoria da vinculação providencia um quadro teórico de extrema relevância para se compreender a génese da competência social. Os teóricos da vinculação sugerem que a segurança da vinculação potencia a competência social com os pares e um corpo substancial de estudos tem vindo a apoiar esta assunção. A evidência empírica construída nas últimas três décadas de investigação é, assim, consensual ao demonstrar associações positivas entre a segurança da vinculação na infância e diversos comportamentos no grupo de pares que refletem o bom funcionamento social durante o período pré-escolar. A maioria destes estudos utilizou medidas indiretas para avaliar a competência social e medidas de padrões comportamentais para indexar a segurança da vinculação (sendo escassos o que recorrem a medidas representacionais). Na maioria destes estudos predomina, ainda, o foco exclusivo na mãe, encontrando-se o papel do pai deveras negligenciado na investigação desenvolvimental, em particular no que se refere ao seu contributo para o desenvolvimento da competência social das crianças. Adicionalmente, embora seja recorrente a evocação do postulado da teoria da vinculação de que a continuidade dos contributos da vinculação no decurso do desenvolvimento é entendida à luz do papel central dos modelos internos dinâmicos, não foi possível localizar sustentação empírica a este nível. Esta investigação propõe-se a contribuir para o estado atual do conhecimento acerca das implicações das relações de vinculação pais-criança para o desenvolvimento da competência social em idade pré-escolar. No primeiro estudo, analisaram-se os contributos das relações de vinculação para posterior competência social numa amostra de 39 díades mãe-criança e pai-criança, com vista a explorar eventuais contributos partilhados, bem como especificidades que pudessem advir da natureza independente de cada uma destas relações. Os resultados que obtivemos sugerem que ambas as relações de vinculação predizem a posterior competência social das crianças. Verificámos ainda que dimensões específicas de ambas as relações de vinculação parecem contribuir para domínios específicos da competência social das crianças. No entanto, a forma como o fazem parece apresentar não só similaridades, como também particularidades. No segundo estudo, analisaram-se os contributos das representações de vinculação das crianças para a sua posterior competência social, numa amostra de 41 crianças. Obtivemos resultados que indicam que a segurança das representações de vinculação prediz a posterior competência social no grupo de pares, sendo que estes contributos foram evidentes em todos os domínios da competência social. No último estudo, analisou-se a existência de um papel mediador das representações de vinculação das crianças na relação entre vinculação precoce e posterior competência social no grupo pré-escolar, numa amostra de 37 díades mãe-criança. Os resultados encontrados confirmaram a existência de um efeito mediador, indo ao encontro da hipótese derivada da teoria da vinculação de que os modelos internos dinâmicos são os mecanismos subjacentes à ligação entre vinculação precoce e posterior funcionamento social. No seu conjunto, os trabalhos empíricos aqui apresentados procuram providenciar suporte que ajude a mapear os contributos das relações de vinculação para a posterior competência social das crianças no grupo pré-escolar, recorrendo a medidas demonstradas como válidas e abrangentes de ambos os constructos.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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Funding Award Number

SFRH/BD/60793/2009

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