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Research Project
Potenciar a transição e a inclusão para o Ensino Superior: a experiência de estudantes com NEE e seus familiares
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Inclusão no ensino superior: perspetivas de estudantes com necessidades educativas especiais de uma universidade pública portuguesa
Publication . Santos, Evelyn Michelini Fortes dos; Vagos, Paula; Souza, Dayse Neri de
A inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais (NEE)
tem sido uma realidade cada vez mais verificada no âmbito da educação. Novas
práticas em favor das acessibilidades físicas/estruturais, culturais/atitudinais e
digitais/materiais para os estudantes também tem sido percebidas ao nível do Ensino
Superior. No caso de Portugal, nos últimos anos um maior número de estudantes
com NEE tem ingressado em Instituições de Ensino Superior (IES). Entre muitas
razões, acredita-se que o apoio do Contingente de Acesso Especial, uma política que
visa garantir um número de vagas para estudantes com NEE nas IES, pode ser um
dos principais aspetos. No entanto, ao nível nacional, não são verificadas políticas de
inclusão no Ensino Superior de forma a garantir os direitos e a permanência dos
estudantes com NEE. A partir desta realidade, muitas IES têm elaborado estatutos
internos e tem apoiado os estudantes caso a caso. Por um lado, estas iniciativas
podem favorecer a trajetória dos estudantes, por outro, podem permitir que estes
fiquem à mercê da sensibilidade da IES. Neste sentido, este estudo apresenta, num
contexto qualitativo, as perceções de 10 estudantes com NEE, de diferentes ciclos e
cursos, sobre as suas trajetórias de inclusão numa Universidade Pública Portuguesa.
Nosso objetivo é apresentar os principais apoios oferecidos pela IES, evidenciados
pelos estudantes como potenciadores para a inclusão no Ensino Superior. Os dados
foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir da
técnica de análise de conteúdo, com o apoio do software de análise qualitativa
webQDA. Verificou-se que os estudantes relataram um apoio satisfatório da IES nos
diferentes suportes oferecidos, na qual foram diferenciados em três categorias de
acessibilidade, sendo apresentadas em ordem de maior referência: (1) culturais/
atitudinais (187 referências), (2) físicas/estruturais (49 referências) e (3) digitais/
materiais (48 referências). É notável que todos estes aspetos se fundem, e um
trabalho de coesão entre os suportes listados é necessário. Neste sentido, o presente
trabalho visa promover a reflexão sobre as dimensões de apoio à inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior, tendo como aspeto central, as vivências de
estudantes universitários com NEE.
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
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Funding Award Number
SFRH/BD/124543/2016