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- E se eu enganar o entrevistador : será que resulta? Relação entre gestão de impressões Enganosa e Atratividade Organizacional em Processos de SeleçãoPublication . Salgueiro, Patrícia Isabel Pragana; Sabino, AnaA investigação apresentada tem como finalidade compreender o comportamento dos candidatos na entrevista de seleção, concretamente, a manipulação da informação que o candidato disponibiliza ao entrevistador, para controlar as impressões formadas acerca de si mesmo. Para isso, este estudo caracteriza o perfil dos seus participantes, com o intuito de explorar que tipo de candidatos são ou não selecionados e se estes manipularam a informação acerca de si, na entrevista. Adicionalmente, o estudo também visa compreender se a Atratividade Organizacional é um tipo de contexto que influencia positivamente a utilização desse tipo de comportamentos, tal como perceber se existe um conjunto de características sociodemográficas que afetam essa relação. Assim, a presente dissertação conta com a participação de 387 indivíduos. Os resultados indicam que os participantes que geriram as impressões do entrevistador foram os menos selecionados, comparando com os que mostraram sinceridade na entrevista. Para além disso, constatou-se que as utilizações desses comportamentos aumentam quando a Atratividade da organização diminui. O género masculino foi o género que mais manipulou a informação sobre si e, ao mesmo tempo, que foi menos selecionado, conjuntamente com quem se candidatou ao setor público e com os indivíduos com menos experiência profissional, que também demonstram, tendencialmente, gerir as impressões do entrevistador. As implicações teóricas e práticas foram discutidas
- Práticas de gestão de recursos humanos verdes e a sua relação com o ajustamento pessoa-organizaçãoPublication . Azevedo, Teresa Matos Chaves Bivar de; Cesário, Francisco José SantosO presente estudo teve como finalidade estudar a perceção das práticas de gestão de recursos humanos verde e a sua relação com o ajustamento pessoa-organização, e ainda compreender se os colaboradores com elevada consciência ambiental quando percecionam que as suas empresas têm práticas e políticas de RH ambientais, se isso contribui para uma maior ajustamento à sua organização. Utilizou-se uma amostra de 204 colaboradores de empresas portuguesas, que responderam a um questionário online que continha escalas que medem perceção de práticas de recursos humanos verdes, o ajustamento pessoa-organização e o compromisso com o ambiente. O resultados dos estudo demostram que existe uma relação significativa entre a perceção das práticas de recursos humanos verde e o ajustamento pessoa-organização, e ainda, que esta relação pode ser moderada pelo forte compromisso com o ambiente. O estudo apresenta diferentes contribuições à literatura já existente no que diz respeito às práticas de recursos humanos verde, sendo que foi desenvolvida uma escala para medir a perceção de práticas de recursos humanos verde adaptada à população portuguesa, que apresentou ter uma excelente consistência interna. Ainda, realçou a importância da implantação eficaz das práticas de RH verdes para promover consequências positivas tanto na organização como nos colaboradores.
- Preditores organizacionais e emocionais da satisfação no trabalho: O papel mediador do desempenhoPublication . Silva, Joana Nunes de Almeida Pires da; Caetano, AntónioA satisfação no trabalho tem sido um dos constructos mais estudados no âmbito da psicologia organizacional. Apesar disso, ainda há aspetos sobre a relação entre a satisfação no trabalho e variáveis organizacionais, contextuais e individuais que importa aprofundar. Nesse sentido, esta dissertação pretende estudar o papel mediador do desempenho adaptativo na relação de algumas variáveis organizacionais (eficácia da liderança e a clareza da função) e individuais (bem-estar emocional) com a satisfação no trabalho. O estudo contou com 110 participantes, com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos, todos ativos no mercado de trabalho. A recolha de dados foi realizada através da distribuição online de um questionário que avalia as distintas dimensões em estudo. Os resultados demonstraram que os preditores utilizados apresentam relações significativas com a satisfação no trabalho. No entanto, apenas a relação da clareza da função com a satisfação no trabalho e a relação do bem-estar emocional com a satisfação no trabalho foram influenciadas pelo papel mediador do desempenho adaptativo. Estes resultados são sustentados pela literatura organizacional consultada. Contudo, algumas evidências encontradas revelaram que sentimentos positivos e negativos de baixa intensidade (LAPA e LAUA) não apresentaram efeitos significativos na satisfação no trabalho nem no desempenho adaptativo. Os resultados obtidos sugerem que as organizações podem aumentar a sua eficácia ajustando algumas dimensões do contexto de trabalho, nomeadamente no que diz respeito às funções a desempenhar, bem como promovendo a regulação emocional, no sentido de incrementar o desempenho dos colaboradores e a sua satisfação no trabalho.