Browsing by Author "Vacas, Maria Teresa Brejo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de aprendizagem ativa num contexto de ensino transmissivoPublication . Vacas, Maria Teresa Brejo; Frazão, Rogério MartinsNo âmbito do Curso de Mestrado do 1º Ciclo do Ensino Básico, elaborou-se o presente relatório a partir da PS realizada com uma turma do 1.º CEB, inserida num contexto educativo, marcado ainda pela presença do ensino tradicional. Pretende-se, com este estudo, provar a possibilidade de melhorar as competências/capacidades dos alunos e interiorização de conhecimentos pelos mesmos, através da implementação de uma metodologia de aprendizagem ativa. Nesta, o aluno assume um papel ativo na construção das suas aprendizagens, descobrindo e explorando autonomamente situações criadas, quer na sala de aula, quer no meio envolvente, sempre em interação com o grupo turma. Por sua vez, o professor assume um papel orientador, auxiliando o aluno sempre que necessário na sua caminhada. O projeto “Da Semente à Planta…” foi planificado de acordo com a metodologia acima referida, havendo a preocupação de diversificar as estratégias e suscitar nos alunos aprendizagens interdisciplinares e que contribuíssem também para a sua formação integral. Na avaliação do projeto, optei por uma metodologia qualitativa, tendo recolhido dados nas diferentes intervenções pedagógicas, através de registos de observação, notas de campo e até de um teste de autoavaliação. Neste relatório, é apresentado o que se revelou mais significativo durante a PS, principalmente no que respeita às aprendizagens realizadas e aos conhecimentos adquiridos pelos alunos, resultantes de estratégias baseadas na metodologia de aprendizagem ativa, privilegiando-se o contacto direto com o meio envolvente. Por fim, será apresentada uma reflexão sobre a minha prática e a forma como a minha intervenção contribuiu para a formação dos alunos, bem como os reflexos que teve na construção da minha identidade profissional.