Browsing by Author "Rodrigues, Diana Marisa Monteiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Amanhã faço isto: relações entre teorias implícitas da inteligência, orientações motivacionais e procrastinação escolar em alunos do ensino secundárioPublication . Rodrigues, Diana Marisa Monteiro; Peixoto, FranciscoO presente estudo teve como objetivos analisar as relações entre as teorias implícitas da inteligência, as orientações motivacionais e a procrastinação escolar em alunos do ensino secundário. Neste sentido, procurámos investigar a existência de associações entre as teorias implícitas da inteligência e a procrastinação escolar, bem como entre as orientações motivacionais e a procrastinação escolar. Adicionalmente, pretendemos verificar se as associações entre as teorias implícitas da inteligência e a procrastinação escolar eram mediadas pelas orientações motivacionais dos alunos. Os participantes deste estudo foram 500 alunos do ensino secundário a frequentarem cursos científico-humanísticos. Os dados foram recolhidos através da aplicação de questionários de autorrelato contendo a Escala Geral das Teorias Implícitas da Inteligência, a Escala de Orientações Motivacionais e o Questionário de Procrastinação no Estudo. Os resultados mostraram que as teorias implícitas da inteligência estão relacionadas com a procrastinação no estudo diário e no geral, mas não com a procrastinação no estudo para os testes. A orientação para a tarefa mostrou-se negativamente associada à procrastinação no estudo. A orientação para a autovalorização não se demonstrou associada à procrastinação no estudo. A orientação para a autodefesa revelou-se correlacionada com a procrastinação no estudo para os testes, mas não com a procrastinação no estudo diário e no geral. A orientação para o evitamento mostrou-se relacionada com a procrastinação no estudo. As relações entre as teorias implícitas da inteligência e a procrastinação no estudo foram mediadas negativamente pela orientação para a tarefa e positivamente pela orientação para o evitamento.