Browsing by Author "Rodrigues, Catarina Peres Correia de Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Motivação e ansiedade para a matemática e autoconceito matemático: Relação com o género e o percurso académico em matemáticaPublication . Rodrigues, Catarina Peres Correia de Oliveira; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO objectivo principal deste estudo foi analisar as relações do Género e do Percurso Académico em Matemática com a Motivação Global e Ansiedade para a Matemática e o Autoconceito Matemático de 223 participantes que frequentavam o 9º ano. Os instrumentos utilizados foram a escala “Eu e a Matemática”, para a avaliação do perfil motivacional dos alunos, e a escala “Como é que eu Sou?”, que avalia o perfil de autoconceito académico. O perfil motivacional revelou que os rapazes apresentam níveis mais elevados de competência percebida e as raparigas níveis mais elevados de pressão. O perfil de autoconceito revelou níveis de competência escolar e competência a matemática mais elevados para os rapazes e níveis de competência a língua materna mais elevados para as raparigas. Verificou-se um efeito do género no autoconceito matemático, com valores mais elevados para os rapazes, e na ansiedade para a matemática, mais elevado para as raparigas. O perfil motivacional revelou níveis mais elevados de prazer, importância, escolha percebida, competência percebida e motivação global, e níveis de pressão mais baixos, quando o percurso em matemática é mais positivo. O perfil de autoconceito revelou níveis de competência escolar, competência a língua materna e competência a matemática mais elevados quando se verifica um percurso em matemática mais positivo. Verificou-se um efeito do percurso em matemática, com valores de motivação global para a matemática e autoconceito matemático mais elevados e níveis de ansiedade para a matemática mais baixos para os alunos com um percurso em matemática mais positivo.