Browsing by Author "Pereira, Susana Marília de Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Bullying escolar - Qual a associação com percepções, preocupações e estilos parentais : Estudo exploratórioPublication . Pereira, Susana Marília de Carvalho; Leal, Isabel PereiraDiversos estudos se têm debruçado sobre o fenómeno de comportamento social designado por bullying. Apesar de muitos evocarem a influência do contexto parental nos fatores associados ao bullying poucos os relacionam diretamente com uma abordagem parental holística. Esta investigação intenta avaliar a adequabilidade dos instrumentos utilizados e a partir dai explorar a existência de associações entre consciencialização parental face ao bullying escolar, preocupações parentais, estilos e dimensões parentais e variáveis sócio- demográficas. Recorreu-se a uma amostra constituída por 223 pais de alunos, dos 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário, com idades iguais ou superiores a 11 anos. Foram feitas análises exploratórias procurando uma redução de dimensionalidade esclarecedora de diversas variáveis investigadas no Questionário de Intervenção e Consciencialização do Bullying (QICB) (Gouveia & Leal, 2011) e análises fatorias confirmatórias no que respeita a Escala de Preocupações Parentais — Versão Adolescentes (EPPVA) (Gouveia, Leal & Cardoso, 2014) e ao Questionário de Estilos e Dimensões Parentais (QEDP) — Versão Reduzida (Miguel, Valentim & Carugati, 2009), bem como associações entre as variáveis observadas e/ou variáveis latentes identificadas. Os resultados do QICB não permitiram avaliar a consciência mas sim perceções subjetivas. No que se refere à EPPVA e ao QEDP os resultados corroboram os modelos fatoriais existentes. Foram detetadas possíveis associações entre os resultados do QICB e variáveis sócio-demográficas. Não há evidência de associações entre os resultados do QICB, EPPVA e QEDP, com exceção de uma associação fraca entre a subdimensão punição, do QEDP, e perceção parental de frequência de episódios de bullying escolar.