Browsing by Author "Palma, Carolina Maria Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estilos educativos parentais: a sua relação com a autoestima e a ansiedade Estudo com adolescentes portuguesesPublication . Palma, Carolina Maria Mendes; Jesus, Artur Miguel Trigo Cândido da Silva deEnquadramento: O Estilo Parental adotado pelos pais apresenta um papel imprescindível no desenvolvimento saudável dos filhos, seja a nível social, cognitivo ou emocional. Vários estudos em Psicologia têm sido realizados sobre esta temática, e muitos revelam uma associação entre os estilos parentais dos pais com a autoestima e a ansiedade dos filhos. Tendo em conta os resultados encontrados na literatura, torna-se fundamental compreender, estudar e analisar esta relação, que neste estudo passa por avaliar a relação entre o estilo parental dos pais, mais concretamente as dimensões Afeto Parental, Monitorização Parental e Autonomia Psicológica, com a Autoestima e a Ansiedade dos filhos. Metodologia: Este estudo contou com uma amostra de 150 participantes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M=15.27; DP= 2,158), predominantemente do sexo masculino (n = 87; 58%), residentes maioritariamente na região do Algarve (84.7%; n = 127) e nacionalidade portuguesa (100%; n = 150). Os instrumentos utilizados foram os seguintes: Questionário de Estilos Educativos Parentais-Revisto (QEEP-r); Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES) e Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Resultados: Os resultados obtidos neste estudo indicam que há diferenças estatisticamente significativas na descrição das dimensões afeto parental paterno e autonomia psicológica paterna, entre rapazes e raparigas. Estes resultados também demonstraram uma associação significativa e de sentido negativo entre as dimensões Monitorização Parental paterna e Autonomia Psicológica paterna com a Ansiedade dos filhos. Ou seja, quanto maior a Monitorização e a Promoção de Autonomia Psicológica dos pais, menor será a Ansiedade dos filhos e vice-versa.