Browsing by Author "Neves, Ana Carolina Ruas Reis Correia das"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Should my username be easy to read? The influence of username fluency in online person perceptionPublication . Neves, Ana Carolina Ruas Reis Correia das; Silva, Rita Rocha daAtualmente, os ambientes digitais são fulcrais nas interações humanas, sendo geradas primeiras impressões dos outros mesmo com pouca informação. Nesta dissertação, abordamos como a fluência da informação (nomes fáceis vs. difíceis de pronunciar) que está disponível sobre uma pessoa e a natureza (social vs. profissional) das aplicações online onde as pessoas interagem afetam as primeiras impressões. E se diferentes traços de personalidade são afetados de forma diferente pelo contexto social vs. profissional no qual se gera a sua primeira impressão online. Utilizando o Instagram e o LinkedIn como contextos online, foi solicitado a um total de 212 voluntários portugueses que julgassem os perfis dos utilizadores em dois traços de personalidade (confiança e competência) e na intenção de interagir com as pessoas nos perfis. Globalmente, os resultados indicaram que os utilizadores do Instagram, utilizadores com nomes de utilizador fáceis de pronunciar e utilizadores masculinos foram considerados como tendo níveis mais elevados de confiança e competência. Os participantes também demostraram maior intenção de interagir com os perfis masculinos no LinkedIn. Contudo, nem os impactos da fluência, nem as diferenças na forma como a confiança e a competência foram avaliadas foram moderadas ou promovidas pelo contexto profissional vs. social online. Concluindo, a fluência promove benefícios independentemente do contexto online, o que se aplica a diferentes traços de personalidade