Browsing by Author "Moreira, Rita Maria Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A diferenciação pedagógica no contexto de sala de aulaPublication . Moreira, Rita Maria Gomes; Frazão, Rogério MartinsNa escola atual, há cada vez mais existência de salas heterogéneas com diversos parâmetros, transportando grandes desafios para os professores. Estudos aprofundados, principalmente nas áreas da Educação e da Psicologia, demostram que as aprendizagens são feitas de uma forma subjectiva. Pois estão intimamente ligadas às características individuais de aprendizagem. Por isso, é importante adequar o ensino, para que cada aluno aprenda consoante as suas características específicas (Tomlinson, 2008). Assim, o presente relatório aborda o tema «A diferenciação pedagógica em contexto de sala de aula», apontando para a utilização das diferentes estratégias, métodos e processos dentro da sala de aula, com o intuito de responder às necessidades de cada um dos alunos no processo de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, onde o aluno desempenha um papel ativo e o professor o mediador, decisor e possibilitador de oportunidades neste processo. A metodologia utilizada para realização deste relatório é a investigação qualitativa, tendo como o instrumento de recolha de informação, a observação participante. Portanto, este tema aparece no âmbito deste relatório como forma de responder mais adequadamente às necessidades de cada aluno no contexto de aprendizagem, como também pôr em prática uma outra forma de ensinar e de estar dentro de uma sala de aula. Assim, o objetivo que defini assenta-se, fundamentalmente, em tentar pôr em prática o ensino diferenciado e perceber e refletir sobre os benefícios que este traz para cada um dos alunos.