Browsing by Author "Monteiro, Bruno Miguel Valente"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica, consciência morfossintáctica e o sucesso na aquisição da ortografia em alunos do 2º e 3º ano de escolaridadePublication . Monteiro, Bruno Miguel Valente; Silva, Ana CristinaA presente investigação tem como principal objectivo avaliar a relação entre a consciência fonológica (a capacidade para apreender e manipular os segmentos orais das palavras), a consciência morfológica (a capacidade para reflectir sobre a estrutura morfológica das palavras) e a consciência sintáctica (a capacidade de reflectir apropriadamente sobre a organização gramatical das frases e de contemplar nesta a reflexão dos aspectos da sintaxe e da semântica) no sucesso na aquisição da ortografia. Constitui-se, para este estudo correlacional, uma amostra de 60 crianças, 30 do 2º ano de escolaridade e 30 do 3º ano de escolaridade. Foram usadas nesta investigação, as Matrizes Progressivas de Raven, uma tarefa Ditado de palavras isoladas, as provas de Supressão do Fonema Inicial, prova de Analogias e a prova de Reflexão Morfo-Sintáctica. Procedeu-se à análise estatística dos dados com a utilização do programa SPSS, realizando-se o teste t-Student e o teste de correlação de Person. Os resultados obtidos permitiram-nos verificar que não existe diferença entre o 2º e 3º ano de escolaridade quer na natureza dos erros cometidos pelas crianças quer no desempenho ortográfico. Constatou-se, também, a relação ainda que negativa e baixa, entre a consciência fonológica, os erros morfológicos e estritamente fonéticos. A relação negativa e baixa entre a consciência morfológica e os erros estritamente fonéticos. E, a relação baixa e negativa entre a consciência sintáctica, os erros morfológicos e estritamente fonéticos. Deste modo, a importância destas habilidades metalinguísticas na aprendizagem da ortografia e nas representações ortográficas é confirmado