Browsing by Author "Franco, Filipa Malo de Abreu Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do programa de intervenção o mundo dos intergalácticos na regulação emocional e mindfulness disposicional, em crianças dos 8 aos 11 anosPublication . Franco, Filipa Malo de Abreu Carvalho; Gouveia, Maria João Pinheiro MoraisO contexto escolar é um local privilegiado para actuar no desenvolvimento de competências socioemocionais, tendo os programas de intervenção um papel crucial no que diz respeito ao bem-estar e desenvolvimento adaptativo das crianças (Carvalho et al., 2017; Schonert-Reichl. et al 2015). O objectivo principal desta tese foi avaliar a eficácia do programa piloto “O Mundo dos Intergaláticos”- programa de intervenção para crianças dos 8 aos 12 anos, no mindfulness disposicional e regulação emocional. Foi realizado um estudo pré-experimental com pré e pós-teste, numa amostra de 50 crianças em pré-teste e 49 no pós-teste, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos. Também foi utilizada uma amostra de 36 encarregados-de-educação no pré-teste e 23 no pós-teste. Os resultados foram obtidos através de uma medida de autorelato para o mindfulness disposicional - Mindfulness Attention Awareness (MAAS-C) -, e heterorelato para a regulação emocional - Emotional Regulation Checklist (ERC). Em suma, observou-se um impacto significativo do programa “O Mundos dos Intergalácticos” na competência de mindfulness disposicional, apesar de não terem existido diferenças referentes à regulação emocional na amostra geral. Estes resultados contribuem para a investigação na área do mindfulness em contexto infantil, como também, facultam pistas relevantes para o potencial impacto do programa em estudo nesta competência e bem-estar nas crianças portuguesas. Posteriormente, discutem-se implicações teóricas e práticas dos resultados, limitações do estudo e apontam-se sugestões de investigação futura.