Browsing by Author "Fernandes, Carla Marisa Costa"
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- A transição entre a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico - conceções e práticas de educadores de infância e de professores do primeiro cicloPublication . Fernandes, Carla Marisa Costa; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO objetivo principal desta investigação consiste na descrição, caracterização e comparação de conceções e práticas pedagógicas, de Educadores de infância e de Professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no que diz respeito à transição e adaptação escolar das crianças a um novo ciclo de ensino. A transição e continuidade pedagógica e organizacional entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB são reconhecidas, nacional e internacionalmente, em estudos que destacam a necessidade e os benefícios da sequencialidade, progressiva e contínua, no percurso educativo das crianças. A literatura tem evidenciado que o desenvolvimento de programas e a operacionalização de atividades na área das transições educativas está positivamente correlacionada com resultados sociais e escolares posteriores. Uma forte colaboração entre todos os intervenientes no percurso educativo da criança é a chave para transições bemsucedidas. Desenvolveram-se dois estudos complementares, onde se analisaram as conceções dos docentes sobre a transição educativa, os seus fatores facilitadores, assim como os fatores que podem dificultar esse processo. Identificaram-se estratégias consideradas prioritárias, e práticas pedagógicas desenvolvidas na promoção de transições bem-sucedidas. No Estudo I participaram 35 educadores e 35 professores, e, seguindo uma abordagem qualitativa, foi realizada a análise de conteúdo ao discurso dos docentes, recolhido através de entrevistas semiestruturadas. O Estudo II, realizado como complemento ao Estudo I, seguiu uma abordagem quantitativa, com recurso a inquérito por questionário, com disseminação online. Com o objetivo de ampliar e aprofundar a compreensão dos processos de transição e adaptação, este estudo envolveu uma amostra alargada, com a participação de 1321 educadores e 918 professores. Os resultados globais indicam a existência de diferenças ao nível das conceções desses docentes sobre a transição e adaptação das crianças ao 1.º CEB. Os dados analisados transpareceram uma visão de transição e adaptação escolar assente numa perspetiva ecológica, reconhecendo o envolvimento de diferentes contextos e intervenientes na transição educativa, com especial destaque ao papel das crianças, das famílias e das escolas. Revelaram a existência de diferenças na importância atribuída a cada um dos contextos e intervenientes, bem como ao papel que cada um pode desempenhar. Apesar do reconhecimento de uma abordagem ecológica, os docentes enfatizaram as competências das próprias crianças como facilitadoras da adaptação ao novo ciclo. Transpareceram também uma clara valorização das competências socioemocionais das crianças e a importância atribuída ao desenvolvimento das áreas de formação pessoal e social em contexto de jardim de infância. Verificou-se ainda que esses docentes atribuíram um peso considerável ao desenvolvimento de competências associadas às futuras aprendizagens escolares. Os docentes identificaram, como fatores que poderão condicionar uma transição e adaptação positiva das crianças ao 1.º CEB, a atuação das famílias e a existência de descontinuidade pedagógica, organizacional e curricular, assim como dificuldades na articulação entre os dois níveis de educação. Os principais contributos para a prática consistem na necessidade de se antever e refletir intencionalmente as transições, bem como de cooperação e articulação contínua entre docentes, com o objetivo de co-construção das transições, para que essas se constituam como períodos de desenvolvimento e crescimento harmonioso das crianças.