Browsing by Author "Canadinha, Marta Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento emocional e competências sociais em idade pré-escolarPublication . Canadinha, Marta Costa; Santos, António JoséNa idade pré-escolar as crianças expressam múltiplas emoções, inferem estados emocionais em si e no outro, sendo capazes de refletir sobre os mesmos (Machado, Veríssimo & Denham, 2012). Contudo, para que isto ocorra é necessário haver um desenvolvimento emocional adequado e um bom conhecimento sobre as emoções. Da mesma forma, a aquisição de competências sociais adequadas ao meio envolvente, irá favorecer a adaptação e o ajustamento aos vários contextos que a criança está envolvida. O objetivo desta investigação passou por relacionar o desenvolvimento emocional e as competências sociais em crianças com idade pré-escolar. Especificamente, para perceber se crianças mais competentes a nível social são capazes de reconhecer as emoções com maior facilidade. Participaram no estudo 52 crianças distribuídas por 3 salas do pré-escolar, das quais 20 eram do sexo feminino e 32 do sexo masculino. Para avaliar o conhecimento emocional utilizou-se a versão portuguesa do teste Affect Knowledge Test (Denham, 1996), e a Escala de Avaliação do Comportamento e Competência Social (LaFreniere & Dumas, 1996; Santos & Veríssimo, 2008), para verificar as competências sociais de cada criança. Os resultados indicaram uma associação positiva entre o desenvolvimento emocional e as competências sociais das crianças em idade pré-escolar.