Browsing by Author "Camino, Cleonice Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma Estratégia Eficiente de Educação MoralPublication . Lins, Maria Tereza; Camino, Cleonice PereiraEste estudo compara, em contexto educativo., a eficácia de duas estratégias de promoção do desenvolvimento do raciocínio moral kohlbergiano: uma estratégia tradicional e outra inspirada na noção de conflito cognitivo. No grupo I, chamado Grupo-Debate, foi utilizado o conflito cognitivo, tal como feito por Kohlberg e Blatt (1975). No grupo 11, chamado Grupo- -Exposição, usou-se uma metodologia tradicional. O tratamento experimental consistiu em 64 sessões realizadas ao longo de um ano escolar. Neste estudo a amostra foi constituída por 22 estudantes universitários frequentando a Licenciatura em Educação na Faculdade de Filosofia do Recife. A sua média de idade era de 19 anos e 6 meses. O nível de desenvolvimento moral dos sujeitos, no pré-teste e pós-teste, foi avaliado através do Teste de Definir valores morais de REST e da Entrevista de Juízo Moral de Kohlberg. Os resultados mostraram diferenças significativas no Grupo-Debate, mas não no Grupo- -Exposição.