Browsing by Author "Borges, Sandra Maria Medeiros"
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- O impacto da revisão na qualidade de composições de crianças de 4º e 5º ano de escolaridadePublication . Borges, Sandra Maria Medeiros; Silva, Ana CristinaA revisão é um processo central para promover a qualidade dos textos narrativos infantis. As instruções sobre a estrutura narrativa melhoram a organização e qualidade das composições de crianças. Um fator que poderá revelar-se importante no processo de revisão é o feedback explícito sobre a versão inicial, tendo em vista proporcionar às crianças pistas específicas para melhorar o texto. Foi objetivo deste estudo avaliar o impacto na escrita de textos narrativos, de um programa de escrita, em que os alunos têm acesso a instrumentos de autorregulação para a revisão dos textos. Participaram crianças, do 4º e 5º ano de escolaridade, com práticas semelhantes sobre a produção de textos escritos, na sala de aula, em que as instruções específicas sobre a estrutura do texto narrativo eram pouco frequentes. As crianças foram divididas em três grupos experimentais (submetidas a um programa de intervenção) e um de controlo, tendo sido controladas as variáveis relativas ao nível cognitivo e de desenvolvimento da linguagem, ao nível lexical e sintático. Esta investigação obedeceu a design experimental, com um pré-teste e pós-teste onde foi pedido às crianças para escreverem uma composição com base numa sequência de imagens. Posteriormente foram realizadas 17 sessões, distribuídas ao longo de nove meses, nas quais as crianças dos grupos experimentais escreviam uma composição e reviam a sua versão inicial. Passados dois meses e meio foi realizado um pós-teste diferido, onde se repetiram os procedimentos. Os resultados apontam para uma evolução significativa em relação à qualidade dos textos narrativos produzidos entre o pré e o pós-teste por parte de todos os grupos experimentais, o mesmo não acontecendo com os grupos de controlo. Essa evolução foi, no entanto, superior no grupo experimental 2 quando comparada aos outros grupos experimentais, verificando-se ainda que o grupo experimental 1 foi superior ao grupo experimental 3. Os resultados mostram, ainda, que não existem diferenças estatisticamente significativas entre o 4º e o 5º ano, nas várias dimensões estudadas, com exceção da dimensão Frases Completas, no grupo Experimental com grelha e feedback, tendo o 5º ano valores superiores. Conclui-se que a utilização de instrumentos de revisão na escrita de textos narrativos é muito relevante, bem como o fornecimento de um feedback. Julgamos ser fundamental a criação de programas de escrita, para trabalhar as estruturas dos vários géneros literários de modo colmatar as necessidades da população estudantil.