Browsing by Author "Bastos, Madalena Maria Vigouroux"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do feedback na aprendizagem de alunos do 1º cicloPublication . Bastos, Madalena Maria Vigouroux; Martinho, Vera Cristina Ferreira Monteiro OliveiraNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, derivado da Prática de Ensino Supervisionada, surge o presente relatório. O feedback afigura-se como uma competência fundamental para a aprendizagem dos alunos, sendo umas das ferramentas mais importante no que diz respeito á avaliação formativa, “O feedback, é um processo essencial que tem de fazer parte intrínseca do processo de avaliação formativa. É através da distribuição criteriosa, inteligente e sistemática de feedback que os professores podem ter um papel decisivo nos processos de aprendizagem dos seus alunos” (Fernandes, 2021). Assim tendo por base este pressuposto, os objetivos deste relatório recaíram sobre como pode o feedback do professor contribuir para a melhoria da aprendizagem dos seus alunos. O estudo decorreu ao longo de um mês onde se tentou implementar um feedback formativo durante aprendizagens relativas à construção de um diagrama de caule e folhas e à formação das rochas nas áreas curriculares de Matemática e Estudo do Meio. A metodologia utilizada teve uma natureza qualitativa, tratando-se de um estudo etnográfico. Para tal, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados, a observação, questionamento, os trabalhos realizados pelos alunos, alguns registos do diário de bordo e alguns registos fotográficos. A investigação foi realizada numa instituição pública, numa turma de 4º ano de escolaridade, com fum total de 19 participantes, 12 crianças do sexo masculino e 7 do sexo feminino e a docente titular de turma. A análise de dados permitiu identificar as práticas de avaliação do professor do titular da turma, mais concretamente o uso que fazia do feedback fornecido aos alunos, compreender a importância do feedback formativo na realização das tarefas pedidas aos alunos em contexto de sala de aula para uma melhor aquisição das aprendizagens e para promover uma melhor comunicação em sala de aula.