CIE-ISPA – Tese de Doutoramento
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Browsing CIE-ISPA – Tese de Doutoramento by Author "Carvalho, Márcia Rejane Almeida de"
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- Promoção da educação inclusiva no ensino fundamental nos anos finais no Estado de Pernambuco, formação de professores: currículo, importância atribuída, necessidadesPublication . Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; Morgado, JoséEsta pesquisa discute a formação de professores na perspectiva da inclusão escolar, esse é nosso objeto de estudo, considerando as representações sociais dos docentes da Educação Fundamental do estado de Pernambuco-Brasil. Nossa problemática está na tentativa de compreender a importância atribuída à inclusão por parte dos professores, no sentido de concretizar a educação inclusiva de todos os alunos no Ensino Regular. O problema de pesquisa busca investigar:Que modelo de formação inicial e continuada pode contribuir de forma significativa ao processo de inclusão de alunos com NEE? Com esse desafio, o objetivo geral: construir uma proposta de formação de professores que contribua com o processo de inclusão de alunos com NEE e como objetivos específicos: identificar as concepções dos professores a respeito de inclusão e formação; analisar as possibilidades de formação inicial e continuada que favoreçam de forma significativa o processo de inclusão de alunos com NEE de escolas públicas e privadas no estado de Pernambuco; refletir a formação inicial dos professores do Estado de Pernambuco numa perspectiva de inclusão; analisar os currículos dos cursos de formação (licenciatura) para professores das faculdades públicas e privadas de Pernambuco; identificar a importância atribuída pelos professores a respeito de sua formação continuada e analisar as necessidades que os professores enfrentam no processo de inclusão. A partir de uma revisão bibliográfica que destacou estudiosos da formação de professores e inclusão escolar como: Morgado(2003;2004), Garcia(1999), Nóvoa (1995), Peres(2001),Carvalho(2014), Gonzáles(2002), Mantoan(1997;2006),Tardif( 2002;2014), Schon(2000), Cunha( 2015), Ferreira(2017). Além desses autores, esse estudo tem como base, a teoria das representações sociais (Moscovici, 1978;2009), que nos auxiliou na coleta e análise das concepções de um grupo de professores de escolas públicas e privadas ao respeito das ideias sobre inclusão e formação de professores para inclusão. Uma pesquisa de abordagem qualitativa e como estratégia metodológica, optamos pela elaboração e aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, utilizando também a análise documental e análise de conteúdo (Bardin,2011). Nossos dados revelam alguns resultados relevantes, no sentido de que a construção de um novo modelo de formação de professores para inclusão suscita romper com o paradigma da formação tradicional, que se baseia na homogeneidade e normalidade,superando a educação da mera integração para o paradigma da inclusão com base na diversidade e perspectiva de que todos aprenderam juntos, porém de formas diferentes.