CIE-ISPA – Tese de Doutoramento
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Browsing CIE-ISPA – Tese de Doutoramento by advisor "Peixoto, Francisco"
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- A aprendizagem significativa no Ensino Superior: A utilização de mapas de conceitos no curso de terapia ocupacionalPublication . Pestana, Susana Cristina Costa; Peixoto, FranciscoO presente trabalho inscreve-se na problemática da aprendizagem significativa em alunos do Ensino Superior. Centrámo-nos nos mapas de conceitos que representam uma estratégia de aprendizagem, assente na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, e que foram introduzidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional de um Instituto Politécnico. Como principais objetivos do presente trabalho pretendeu-se perceber se a introdução de mapas de conceitos como estratégia de aprendizagem, produzia mudanças no rendimento académico e na motivação intrínseca dos alunos. Pretendemos, também, perceber quais as competências de estudo mais utilizadas pelos alunos com a introdução dos mapas de conceitos como estratégia de aprendizagem. Concomitantemente, pretendeu-se perceber se a utilização dos mapas de conceitos interagia com as abordagens ao estudo, utilizadas pelos alunos, nos efeitos sobre o rendimento académico, a motivação intrínseca e as competências de estudo. Por último, pretendeu-se perceber a perceção de utilidade que os alunos tinham acerca deste instrumento de aprendizagem. O primeiro estudo incidiu na adaptação e análise das propriedades psicométricas dos instrumentos de medida utilizados, evidenciando propriedades psicométricas adequadas. O segundo estudo, consistiu num estudo quase-experimental com a participação de 60 alunos, 23 alunos num grupo experimental (que utilizaram mapas de conceitos como estratégia de aprendizagem) e 37 num grupo de controlo. No terceiro estudo participaram 17 alunos que fizeram parte do grupo experimental e que voltaram a utilizar os mapas de conceitos, como estratégia de aprendizagem, no ano letivo seguinte. Os resultados permitiram constatar que os mapas de conceitos produzem mudanças, ao longo do tempo, no rendimento académico dos alunos e que este efeito é independente das abordagens ao estudo utilizadas. Em ambos os estudos, verificou-se que os mapas de conceitos produzem mudanças nos níveis de motivação intrínseca dos alunos: no segundo estudo há uma diminuição nas quatro dimensões consideradas e, no terceiro estudo, a competência percebida e o prazer mantiveram-se ao longo do tempo, o valor aumentou e a escolha percebida diminuiu. Em ambos os estudos, constatou-se que foram as dimensões autorregulação comportamental e autorregulação cognitivo-motivacional as mais utilizadas pelos alunos na autorregulação da sua aprendizagem. Por último, em ambos os estudos, a perceção dos alunos é a de que a utilização dos mapas de conceitos é uma estratégia útil na sua aprendizagem, sob as mais diversas formas. Este estudo permitiu evidenciar que os mapas de conceitos representam uma estratégia de aprendizagem que pode ser utilizada pelos alunos do Ensino Superior, contribuindo para um melhor desempenho académico. No entanto, a sua introdução em anos iniciais, em que predomina a utilização de estratégias superficiais de aprendizagem, produz uma diminuição da motivação intrínseca, tendência que parece ser revertida com a utilização desta estratégia de aprendizagem no ano seguinte. Por outro lado, apesar da carga adicional de trabalho que os alunos referem como principal desvantagem, é também reconhecida por estes uma perceção de utilidade para a aprendizagem significativa.
- Grade retention and the affective components of learning: effects on students’ self-concept, self-esteem, goal orientations, and school belongingPublication . Pipa, Joana; Peixoto, FranciscoABSTRACT: Every year, many students need help to meet the academic standards and expectations required for the different academic subjects and grade levels. For these students, grade retention would be the most likely scenario at the final of the school year. Grade retention is one of the most debated educational measures, with researchers questioning for decades whether it would be an effective or detrimental practice for students. This ongoing debate results from the little consensus obtained from the empirical studies investigating grade retention effects on students’ academic and non-academic outcomes, either in the short or long term. Particularly, mixed findings were obtained considering students' affective components of learning that constitute a valuable aspect of students’ academic success and adjustment. The consequences of grade retention on this group of variables, such as students’ self-concept, self-esteem, motivation, or engagement, have greatly concerned educators. Some advocate that grade retention would help students improve their self-beliefs and motivation because it would allow them more time to learn the academic content they were struggling with. Others claim that grade retention is a stressful, demotivating, and stigmatising event that would undermine students’ affective experiences. Thus, a clear answer regarding the effectiveness of grade retention is still needed through more clarity provided by research investigating the effects of grade retention on students’ academic and non-academic outcomes. In this dissertation, we aimed to contribute to that answer. For that purpose, we conducted a meta-analysis summarising the findings of studies conducted during the last two decades the on the effects of grade retention on students’ achievement, psychosocial variables, academic career, and professional career. In addition, given the inconclusive findings regarding the impact of grade retention on students’ affective components of learning, our second aim of this dissertation was to investigate the effects of grade retention on students’ self-concept, self-esteem, goal orientations, sense of school belonging and sense of school valuing. For this purpose, we conducted a cross-sectional study using the Portuguese data from PISA 2018 assessment and a longitudinal study following students initially in the 7th grade for 3 to six years. Finally, we aimed to investigate the moderating effects of school retention composition on the relationship between grade retention and those affective components, considering the PISA 2018 data. The rationale behind this final aim was that students’ experiences are shaped within the context, in this case, the school, where they pertain. Thus, grade retention experiences may differ whether students are retained in a school with more or few students in the same circumstances. Our findings provided little support for the effectiveness of grade retention, given that the negligible or adverse effects on students’ outcomes outweigh the small benefits that have emerged, particularly on students’ affective components of learning and in the long term. Moreover, our results revealed spillover effects of grade retention, affecting non-retained students. Based on the findings of this dissertation, we advise against the use of grade retention or, at least, caution in its application.