Andrade, SofiaSantos, Paula Coelho2017-04-222017-04-222012In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.559-574). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.12/5427Este projeto de investigação focaliza-se nos currículos desenvolvidos numa creche e num jardim-de-infância que atendem crianças em situação de acolhimento institucional. O objetivo é analisar as dimensões contextuais presentes, nomeadamente ao nível da oferta educativa, clima de grupo, espaço para iniciativa, organização e estilo do adulto, por referência à perspetiva das crianças envolvidas no estudo. A partir da avaliação das suas competências, necessidades e interesses, planificaram-se e implementaram-se iniciativas e ações contingentes com as respostas às necessidades identificadas e objetivos formulados. Os dados apontam a necessidade de investimento nas dimensões do estilo do adulto, designadamente, sensibilidade, estimulação e promoção da autonomia da criança, em especial no contexto creche.porNecessidades emocionais da criança em acolhimento institucionalAbordagem experiencialEducação de infânciaAvaliação de dimensões contextuais em educação de infânciaconference object