Martins, Margarida AlvesPereira, Mariana Pedrosa Alves2024-03-272024-03-272023-10-13http://hdl.handle.net/10400.12/9703Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e EnsinoO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, integrado no ISPA – Instituto Universitário, e decorre da prática supervisionada concretizada num contexto educativo de 1º ciclo do ensino básico. Este descreve o processo investigativo desenvolvido numa turma de 3º ano de escolaridade, inserida numa instituição pública de educação, cujas dinâmicas diárias de trabalho integram o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Destas dinâmicas, destacaram-se as que correspondiam à gestão e regulação temporal do grupo, e, particularmente, os processos, dialógicos e negociais, de coconstrução cooperada das planificações semanais nos blocos letivos de ‘Conselho de Cooperação’. Este estudo orientou-se segundo uma metodologia qualitativa, assente em instrumentos de recolha e tratamento de dados como a observação participante e sistemática, as notas de campo, registos fotográficos e gravações de áudio, obtidas, essencialmente, em períodos de ‘Conselho de Cooperação’ da turma, e suas transcrições, posteriormente submetidas a uma análise discursiva, segundo uma categorização desta emergente, estruturada em grelhas de análise de dados. O processo de análise crítica e reflexiva da informação recolhida permitiu dar resposta às questões orientadoras formuladas e, nomeadamente, entender como ocorrem os processos de planificação no contexto da prática de ensino supervisionada. A análise considerou a participação e o envolvimento dos elementos do grupo nesses processos negociais, relevandose o diálogo, a comunicação e a cooperação como desígnios fundamentais destes, corroborados pelos princípios democráticos do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna que os sustentam.; ; l; ; .porPlanificaçãoParticipaçãoConselho de cooperaçãoMovimento da Escola Moderna1º Ciclo do Ensino BásicoplanningparticipationClass cooperation councilPortuguese Modern School Movement1st Cycle of Basic EducationComo ocorrem os processos de planificação no contexto educativo de prática supervisionada?master thesis203560787