Feliciano, FátimaSantos, PaulaSilva, Carlos Fernandes da2017-05-242017-05-242012In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1583-1595). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário978-989-8384-15-7http://hdl.handle.net/10400.12/5517O presente estudo tem como finalidade estudar a utilização do método Video Home Training/Video Interaction Guidance, em contexto de Intervenção Precoce na Infância (IPI), ao nível do desenvolvimento de competências relacionais dos profissionais de IP e das famílias das crianças por eles apoiadas. As variáveis em estudo identificadas nas famílias são a sintomatologia depressiva, os recursos familiares e as necessidades das famílias. Neste artigo, apresentamos os dados do grupo de intervenção (IPI distrito de Aveiro), e dos grupos de controlo (IPI dos distritos de Coimbra e Portalegre), nos anos 2010 e 2011. Verifica-se que, na amostra total dos 3 distritos envolvidos não existem diferenças estatisticamente significativas ao nivel da sintomatologia depressiva e dos recursos familiares, mas existem difrenças no que diz respeito às necessidades apresentadas pelas famílias.porIntervenção precoceRecursos e necessidades familiaresSintomatologia depressivaVideo home trainingVideo interaction guidanceRecursos, necessidades familiares e sintomatologia depressiva, em famílias com crianças de risco: O uso do video hometraining/ video interaction guidance (vht/vig) na promoção de melhoriasconference object