Gomes, Elisabete XavierSilva, Mónica Figueira Nunes2017-04-202017-04-202017-03-09http://hdl.handle.net/10400.12/5398Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarNa segunda Infância, as crianças são muitas vezes caracterizadas pela sua energia e vontade incessante de estar em constante movimento, demonstrando-se predispostas a desenvolver novas atividades e a querer ajudar o adulto sempre que lhe é possível. Todavia, e apesar desta vitalidade, as crianças de 2ª Infância poderão também apresentar algumas necessidades de sono que geralmente não se enquadram com nos padrões mais comuns da Educação Pré-Escolar (EPE). Os fatores biológicos ou externos poderão estar na origem desta necessidade, traduzindo-se numa eventual necessidade de descansar a meio do dia, recorrendo a um tempo de sesta. O presente relatório foi desenvolvido com o objetivo de adquirir um maior conhecimento sobre o tema, de perceber junto das educadoras de EPE, como é visto e qual a importância dada ao tempo da sesta nesta valência, bem como perceber o que leva a que educadores e/ou Coordenação a oferecerem um tempo de repouso às crianças; bem como os critérios que mais contam perante uma eventual paragem do tempo da sesta em Pré-Escolar. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo qualitativo, no qual foi utilizada a observação direta do grupo de crianças ao longo da rotina, sendo complementada pela distribuição de questionários a educadores de EPE, com o intuito de conhecer como é vivida a rotina da sesta noutras instituições e qual a opinião dos educadores relativamente ao tema. Através deste estudo, foi-me possível adquirir novos conhecimentos sobre o tema central, bem como adquirir uma nova perspetiva relativamente à rotina da sesta, possibilitando-me assim construir uma opinião fundamentada que permitirá tomar decisões adequadas sobre esta temática ao longo do meu percurso profissional.In Early Childhood, children are often characterized by their energy and unwillingness to be in constant movement, showing themselves predisposed to developing new activities and wanting to help the adult whenever possible. However, in spite of this vitality, the children of the Early Childhood may also present some sleep needs that generally do not fit with the standard of Pre-School Education (PSE). Here, the biological or external factors may be the source of this need, translating into an eventual need to rest in the middle of the day, resorting to a nap time. The present report was developed with the objective, in addition to acquiring a greater knowledge on the subject, to perceive with the educators of PSE, as it is seen and the importance given to the time of the siesta in this valence, as well as to realize what it takes to that educators And / or Coordination to give children time to rest; As well as the criteria that most count against a possible stop of the siesta time in Pre-School. For this purpose, a qualitative study was developed in which the direct observation of the group of children throughout the routine was used, being complemented by the distribution of questionnaires to PSE educators, in order to know how the siesta routine is lived in others Institutions and the opinion of the educators on the subject. Through this study, it was possible for me to acquire new knowledge about the central theme, as well as to acquire a new perspective regarding the siesta routine. Thus enabling me to build an informed opinion.porSonoFases do sonoRotina da sestaPré-escolarSegunda infânciaSleepSleep patternsNap timePre-schoolEarly childhoodO tempo de sesta em educação pré-escolar fundamentos e práticasmaster thesis201648563