Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesMenezes, Maria Sameiro Ferraz de2023-09-042023-09-042023-07-07http://hdl.handle.net/10400.12/9248Relatório da Prática Supervisionada de Ensino apresentado no ISPA – Instituto Universitário para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarEste trabalho centra-se numa reflexão sobre a organização do ambiente educativo e o papel do educador no desenvolvimento da autonomia das crianças, em contextos de educação de infância, procurando-se construir um olhar aprofundado e fundamentado na literatura sobre as práticas e estratégias promotoras desta competência. Foi desenvolvido um estudo numa sala de Jardim-de-Infância com um grupo etário heterogéneo de 20 crianças de 4-5 anos e a respetiva educadora. Definiram-se dois eixos orientadores de análise ao longo deste trabalho: (1) Comportamentos do educador de infância que promovem a autonomia das crianças; e (2) Características da organização do ambiente educativo que promovem a autonomia. Esta investigação assentou numa metodologia qualitativa, recorrendo a técnicas e instrumentos como a observação, sustentada através de notas de campo, e uma entrevista realizada à educadora cooperante. Os resultados revelaram a importância da promoção da autonomia nas crianças desde cedo, destacando que esta competência é potenciada na presença de um educador que motive e incentive as crianças a terem iniciativas, auxiliando-as e apoiando as suas escolhas. Estes princípios devem estar presentes na organização do ambiente educativo, contemplando as perspetivas das crianças e possibilitando que persigam os seus interesses e escolhas, sendo elementos centrais para o desenvolvimento da autonomia. Constatouse que a construção da autonomia das crianças depende das conceções do educador, implicando uma reflexão, conhecimento e intencionalidade na sua prática educativa que sustentem oportunidades que valorizem as escolhas e perspetivas das crianças.ABSTRACT: This report focuses on reflecting on the organization of the educational environment and the role of the educator in fostering children's autonomy in early childhood education settings. The aim is to build a comprehensive understanding based on the literature regarding the practices and strategies that promote this competence. A study was conducted in a kindergarten classroom with a diverse group of 20 children aged 4-5 years and their respective educator. Two guiding axes of analysis were defined throughout this study: (1) Behaviors of the kindergarten teacher that promote children's autonomy, and (2) Characteristics of the organizational aspects of the educational environment that foster autonomy. This research employed a qualitative methodology, utilizing techniques and instruments such as observation supported by field notes, as well as an interview conducted with the cooperating teacher. The findings revealed the significance of promoting autonomy in children from an early age. It emphasized that this competence is enhanced when educators motivate and encourage children to take initiative, while providing assistance and support for their choices. These principles should be integrated into the organization of the educational environment, taking into consideration children's perspectives, and enabling them to pursue their interests and make choices. These elements are central to the development of autonomy. The study also concluded that the construction of children's autonomy relies on the educator's beliefs, necessitating reflection, knowledge, and intentionality in their educational practice to provide opportunities that value children's choices and perspectives.porAutonomiaAmbiente EducativoEducação Pré-EscolarAutonomyEducational environmentPreschool educationOs contributos da organização do ambiente educativo e do papel do educador de infância na promoção da autonomia das criançasmaster thesis203336941