Pereira, Mónica DiasAzevedo, Nair RiosNascimento, Ana Teresa Brito2020-05-182020-05-182018Cadenos de Pesquisa, 48(167), 330-355 Doi: 10.1590/19805314466001001574http://hdl.handle.net/10400.12/7598Tomando como ponto de partida a necessidade de se investir na contínua melhoria da qualidade dos ambientes institucionais portugueses para as crianças nos primeiros anos de vida, apresentamos os resultados de um estudo de caso múltiplo, realizado em duas creches com características distintas. O objetivo foi compreender a perspetiva das famílias e profissionais sobre a qualidade nas creches. A análise dos dados foi realizada a partir das dimensões conceptuais identificadas: organizacional, ambiental e relacional. A partir dessas dimensões evidenciamos lacunas nos processos de escuta e de interação entre profissionais e famílias, considerados fundamentais para a dinâmica da intersubjectividade que uma construção partilhada de significado sobre a qualidade em creche implica.porQualidadeCrecheIntersubjetividadeContextualidadeQualityDay care centerersIntersubjectivityContextualityQualidade na creche: um estudo de caso múltiplo em Portugaljournal article10.1590/198053144660