Schiro, Eva Diniz Bensaja DeiDordio, Alexandra Leal de Sá Prates2024-01-152024-01-152023-12-072024-01-15http://hdl.handle.net/10400.12/9508Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Eva Diniz, apresentada no Ispa - Instituto Universitário para a obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.As mudanças sociais ao longo dos anos, com a participação feminina no mercado de trabalho, fez com que os cuidados das crianças deixassem de ocorrer unicamente no núcleo familiar. A necessidade de desenvolver serviços para assegurar a educação e cuidados básicos das crianças, nomeadamente na primeira infância, procurou responder às transformações que surgiram com a entrada da mulher no mercado de trabalho. Assim, tornou-se essencial perceber, à luz dos profissionais da área de educação e dos pais, a forma como percecionam a adaptação das crianças num contexto educativo que se diferencia do seio familiar. Tendo isto em conta, o presente estudo, de natureza qualitativa, seguiu uma análise temática e teve como objetivos identificar, os aspetos que contribuem para uma adequada adaptação da criança à creche, as principais dificuldades encontradas durante este período e as principais vantagens/desvantagens da frequência da creche para o desenvolvimento das crianças. De forma a dar resposta aos objetivos propostos, foram realizadas 20 entrevistas semiestruturadas - tanto a profissionais da área de educação (i.e., educadores e auxiliares; n=10) como aos pais das crianças (n=10). Os resultados contribuíram para identificar os fatores que facilitam o processo de adaptação da criança à creche, as dificuldades sentidas, bem como, identificar as vantagens/desvantagens resultantes da frequência em creche.ABSTRACT: Social changes over the years, with the participation of women in the labour market, have meant that childcare no longer takes place solely within the family. The need to develop services to ensure the education and basic care of children, particularly in early childhood, sought to respond to the changes that arose with the entry of women into the labour market. It has therefore become essential to understand, in the light of education professionals and parents, how they perceive the adaptation of children in an educational context that differs from the family environment. With this in mind, this qualitative study followed a thematic analysis and its objectives were to identify the aspects that contribute to the child's proper adaptation to daycare, the main difficulties encountered during this period and the main advantages/disadvantages of attending daycare for the children's development. In order to meet the proposed objectives, 20 semi-structured interviews were carried out - both with education professionals (i.e., educators and assistants; n=10) and with the children's parents (n=10). The results helped to identify the factors that facilitate the child's process of adapting to daycare, the difficulties experienced, as well as identifying the advantages/disadvantages of attending daycare.porAdaptaçãoCrecheCriançasProfissionais de educaçãoPaisAdaptationDaycareChildrenEducation professionalsParentsA Perceção dos Pais e Profissionais sobre a Adaptação das Crianças à Crechemaster thesis203443624