Martins, Inês Rodrigues2011-07-222011-07-222004http://hdl.handle.net/10400.12/664Dissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO estudo do auto-conceito e a sua relação com a reputação social do indivíduo têm vindo a ser estudados ao longo dos últimos tempos. Estas questões têm preocupado muitos investigadores e têm sido o conteúdo de muitos trabalhos. O aprofundamento destes temas é cada vez mais pertinente, dado que a sociedade tem hoje mais contacto entre os seus elementos do que nunca (ou peio menos, formas de contactar) e também pelo facto de ser cada vez mais difícil, para não afirmar que é impossível, viver-se à parte de uma qualquer sociedade, dos seus elementos... A escola com o seu alargamento a uma maior população, o ingresso nesta instituição em tão tenra idade... constitui um palco de acções com uma importância tremenda para este tipo de estudos. Assim, com este trabalho pretendeu-se verificar, primeiramente, a existência, ou não, de relação entre a reputação social e o auto-conceito da criança; seguidamente, verificar a existência, ou não, de diferenças entre os sexos; perceber o valor da amizade nestas questões e ver se a posição tomada pelos professores vai ao encontro da que é tomada pelos pares da criança, quer ao nível escolar, quer ao nível social. Posto tudo isto, resta acrescentar que este trabalho se desenvolveu no colégio D. Maria Pia, pertencente à Casa Pia de Lisboa, com alunos do 2o, 3o e 4o anos de escolaridade, de cinco turmas distintas.porPsicologia educacionalAuto-conceitoDesenvolvimento socialInstrumentosEducational psychologySelf-conceptInstrumentsSocial developmentReputação social e auto-conceitomaster thesis