Freitas, José Sebastião Ramos2011-05-202011-05-202006http://hdl.handle.net/10400.12/535Dissertação de mestrado em Psicologia EducacionalEste trabalho insere-se no estudo das práticas e dos processos de qualidade: optou-se pelo estudo de uma Escola diferente na sua organização e nos seus processos, dando assim a conhecer novas práticas inspiradoras de qualidade e de respeito pela heterogeneidade da população escolar. A sua escolha baseou-se em literatura onde eram relatadas as suas práticas, diferentes das demais escolas, no contexto educativo nacional. Após a aceitação por parte da escola da realização do nosso estudo, optou-se por analisar os processos decorridos na escola através dos indicadores de qualidade, procedendo-se a uma revisão de literatura que focasse aspectos de qualidade em escolas anteriormente estudadas, abordando-se também uma dimensão pedagógica das práticas de qualidade. Reviu-se literatura que tinha sido inspiradora na organização e no uso de determinados dispositivos escolares. Estes tipos de organização pedagógica teriam elas também de ser geradoras de processos de qualidade. Assim, definiu-se como primeiro objectivo do estudo o descrever as práticas da escola de modo a perceber o modo de organização desta escola. Esta descrição permitirá desenvolver uma ligação contextualizada da literatura revista com as práticas executadas na escola. O segundo objectivo do estudo, é o de cruzar a organização descrita no primeiro objectivo com os indicadores de qualidade e os modelos pedagógicos analisados de modo a se entender o tipo de organização e de trabalho praticado na escola escolhida para este estudo. Sendo um estudo de caso duma instituição com um carácter qualitativo, este teve um primeiro momento de visitas e de integração no grupo de modo a que a nossa presença fosse aceite para melhor entender a organização e funcionamento da escola e para que na altura da recolha de informação, não existisse estranheza que causasse dificuldades na obtenção da informação. Procedeu-se posteriormente à recolha de dados em documentos oficiais, sendo aqui analisados com maior detalhe o Projecto Educativo da Escola e um Relatório de Avaliação Externa proposto pelo Ministério da Educação. Outra fonte de recolha de dados foram as entrevistas, onde foram escolhidos e entrevistados aleatoriamente 24 alunos num total de 195; 8 professores num total de 27 e 4 encarregados de educação num total de 190, Foi escolhida a entrevista aberta de 11 modo a permitir ao entrevistado explorar os temas propostos, dando-nos assim uma informação da realidade presente em relação ao objecto do estudo. Os resultados revelaram que é um projecto de qualidade, onde se destaca o trabalho diferenciado e a inclusão que é praticada na escola. É uma escola que respeita as crianças, permitindo que estas aprendam consoante o seu ritmo, os seus interesses e as suas vivências, ligando-as ao Currículo Nacional. Existe uma cultura de solidariedade, cooperação e inclusão muito presentes, quer a nível dos alunos quer a nível dos professores, onde todos praticam a ajuda ao outro. Aspectos menos positivos encontrados são o facto do aluno poder estar em determinados momentos do seu percurso de aprendizagem sozinho no meio do grupo e a existência de uma logística deficiente, mais especificamente, a falta de condições físicas para o elevado número de alunos que esta possui. Outro aspecto a considerar, é o facto duma parte do corpo docente não ser estável, levando a alterações dos seus quadros todos os anos. O estudo teve resultados muito semelhantes ao realizado pela Comissão Externa de Avaliação do Ministério da Educação, podendo assim concluir-se que é uma escola de qualidade, com um projecto activo e dinâmico, também ele de qualidade, sendo por isso pertinente afirmar que este modelo de trabalho e de organização é um modelo de qualidade.porPsicologia educacionalQualidadeAvaliaçãoInstrumentoInclusãoGestãoEducational psychologyQualityAssessmentInclusionInstrumentManagementQuando uma escola contrói uma ponte nunca mais fica sómaster thesis