Peixoto, Francisco José BritoGranjo, Manuel Romualdo Cepeda2015-07-272015-07-2720152015http://hdl.handle.net/10400.12/3873Doutoramento em Ciências da Educação pelo ISPA - Instituto Universitário e pela FCSH FCT; Tese de Doutoramento apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo investiga as relações entre a orientação ética, a satisfação das necessidades de autonomia e relacionamento e a competência percebida, no sentido de perceber como estas variáveis interagem e se influenciam entre si, na expetativa de que a dimensão ética produza efeitos importantes na motivação intrínseca, na autoestima e no compromisso do professor com a escola e a profissão. No primeiro objetivo pretendeu-se conhecer as perceções dos professores do ensino particular e cooperativo em fatores associados à identidade profissional e, num segundo objetivo, analisar as diferenças introduzidas pelo género, pela experiência e orientação religiosa da escola. O terceiro objetivo centrou-se na testagem de um modelo de relações entre variáveis associadas à identidade docente. Dos sete instrumentos utilizados para avaliar os construtos em estudo, a escala de orientação ética do professor e a escala de competência profissional percebida foram por nós construídas, enquanto as cinco restantes resultaram de processos de adaptação de outras escalas. Nos estudos de validação realizados as escalas mostraram propriedades psicométricas adequadas. Num primeiro estudo utilizámos os dados de uma amostra de 201 professores portugueses, de duas escolas privadas da zona de Lisboa, e num segundo os dados de uma amostra constituída por 450 professores, de escolas privadas distribuídas pelo território nacional e ilha da Madeira. No que concerne ao primeiro objetivo, os professores apresentam perceções elevadas em todos os fatores avaliados, à exceção da dimensão participação na escola e relação com a comunidade educativa, no compromisso normativo e instrumental com a escola, onde revelaram autopercepções de valor moderado. Quanto ao segundo objetivo, os resultados obtidos permitem verificar a existência de diferenças introduzidas pelo género, com as professoras a expressarem autopercepções mais favoráveis na orientação ética, na dimensão relação com os colegas e satisfação, nas competências profissionais e de conduta e no compromisso afetivo com a escola. O tempo de serviço introduz diferenças no autoconceito profissional e em algumas das suas dimensões – à medida que aumenta a experiência os professores percecionaram-se como significativamente mais competentes nas dimensões aceitação de riscos e iniciativas e na relação com os alunos, sendo que nesta se verifica apenas uma diferença significativa entre o grupos menos experiente e experiente - e enquanto o compromisso afetivo com a escola aumenta com a experiência, favorecendo o grupo mais experiente, o compromisso instrumental diminui. A variável orientação religiosa da escola introduz diferenças na relação com os alunos, na dimensão satisfação e no compromisso afetivo, favorecendo os professores das escolas com orientação religiosa. Relativamente ao terceiro objetivo, os resultados obtidos no modelo de relações proposto, testado através de modelos de equações estruturais, mostram relações significativas entre as variáveis em estudo, destacando-se o facto de a orientação ética produzir efeitos significativos sobre os demais fatores de identidade docente; o papel mediador da autoestima entre as variáveis motivacionais e o compromisso com a profissão e a mediação da satisfação da necessidade de relacionamentos da orientação ética com o compromisso afetivo com a escola e a competência como nediadora entre a orientação ética, a autonomia e a autoestima. Este estudo acrescenta algum conhecimento útil à identidade docente principalmente ao evidenciar a importância da ética na ação dos professores.ABSTRACT: This study investigates the relationship between the ethical orientation, the accomplishment of autonomy and relationship needs and the perceived competence, to try to understand how these variables interact and influence each other in the expectation that the ethical dimension will have major effects on intrinsic motivation, self-esteem and the teacher's commitment to the school and the profession. The first objetive was to know the perceptions of the private and cooperative education teachers on factors related to professional identity and a second objetive was to analyse the differences introduced by gender, experience and school religious orientation. The third objetive focused on testing a model of relationships between variables associated with teacher identity. Of the seven instruments used to assess the constructs under study, the ethics teacher orientation scale and professional perceived competence scale were built by us, while the remaining five were the result of adaptation of other scales processes. In validation studies conducted, scales showed adequate psychometric properties. In a first study, we used data from a sample of 201 Portuguese teachers, from two private schools in the Lisbon area, and a second study data from a sample of 450 teachers from private schools all around Portugal and the island of Madeira. Regarding the first objetive, the teachers had high perceptions in all evaluated factors except for the level of school participation and relationship with the educational community in the normative and instrumental commitment to the school, where they revealed self-perceptions of moderate value. As far as the second objetive is concerned, the results obtained showed that there are differences introduced by gender, whereas female teachers express more favourable self-perceptions in ethical orientation, professional knowledge and conduct, in meeting the need of autonomy and competence and in the affective commitment to the school. The service time introduced differences in professional self-concept and some of its dimensions - with increasing experience the teachers perceived themselves as significantly more competent in the dimensions of accepting risks and initiatives and in the relationship with students, in which the latter showed a significant difference merely between the least experienced and the experienced groups; and, finally, as the affective commitment increases with experience, favouring the more experienced group, the instrumental commitment decreases. The variable school religious orientation introduced differences in the relationship with students and satisfaction and in the affective commitment, favouring teachers in schools with religious orientation. As for the third objetive, the results obtained in the proposed relationship model, tested through structural equation models, showed significant relationships between the variables under study, highlighting the fact that the ethical orientation has significant effects on the other teacher identity factors and the mediating role of self-esteem among the affective variables and the commitment to the profession, and the need for relationships between the ethical orientation and the affective commitment to the school, and the perceived competence among ethical orientation and the need for autonomy and self-esteem. This study adds some useful knowledge to teacher identity mainly by highlighting the importance of ethics in teachers’ practices.porIdentidade docenteÉticaSatisfação de necessidadesCompromissoTeacher identityEthicsSatisfaction needsCommitmentContributo para o estudo da identidade docente : Autoperceções dos professores do ensino particular e cooperativo, o papel da ética e a mediação da autoestima e dos relacionamentos no compromisso afectivo do professor com a escola e a profissãodoctoral thesis101489692