Peixoto, Francisco José BritoGouveia, Maria João Pinheiro MoraisFernandes, Luísa Cristina Valério da Silva2022-04-062023-11-112022-02-152016-12-17http://hdl.handle.net/10400.12/8629Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Educação na área de especialização Psicologia e Educação apresentada no ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida no ano de 2021.Esta tese de doutoramento pretende contribuir para a promoção do bem-estar e da resiliência dos professores, numa perspetiva positiva e visando o seu empoderamento. Pesquisas sobre a promoção da resiliência e do bem-estar nos professores mostram uma relação positiva entre esses dois construtos e revelam que essas competências podem ser ensinadas e desenvolvidas por meio de intervenções formais e bem estruturadas. O objetivo principal deste trabalho foi analisar os efeitos de intervenções de desenvolvimento profissional na promoção do bem-estar e da resiliência nos professores. Procurámos dar resposta a este objetivo através dos três artigos que constituem esta tese. No 1.º artigo, “Fostering teachers`resilience and well-being through professional learning: Effects from a training programme”, apresentamos os resultados quantitativos da aplicação do programa de formação presencial, “Educação Positiva– Promoção do bem-estar e da resiliência nos professores”, com 18 horas de duração e com foco na resiliência e no bem-estar. O estudo seguiu um design quasi-experimental, envolvendo 59 professores portugueses no ativo (35 em dois grupos experimentais e 24 no grupo de controlo), pertencentes a todos os níveis de ensino (com exceção do universitário). Os efeitos do programa de formação foram avaliados através das seguintes medidas: motivação, resiliência global, compromisso com a profissão, autoeficácia, suporte escolar, afetos negativos e positivos, bem-estar no trabalho e sentido no trabalho. Os resultados mostraram efeitos positivos para todas as variáveis, com exceção do Compromisso com a profissão e Suporte escolar. No 2.º artigo, “Positive Education: A professional learning programme to foster teachers`resilience and well-being”, são discutidos os conceitos e tópicos de cada um dos mó-dulos do programa “Educação Positiva”, adaptado do projeto europeu ENTREE (ENhancing Teachers REsilience in Europe), com sete módulos de formação: 1-Resiliência; 2-Construção de Relacionamentos; 3-Bem-estar emocional; 4-Gestão do stresse; 5-Ensino eficaz; 6-Gestão da sala de aula; e um módulo nuclear 7-Educação para o bem-estar. Neste artigo são apresentadas as estratégias implementadas na promoção de um ambiente de formação colaborativo e são descritos os principais resultados qualitativos do programa, obtidos através de entrevistas, e que foram, na generalidade, muito positivos. No 3.º artigo, “Effects of interventions on teachers’ well-being and resilience: A systematic review”, apresentamos uma revisão da literatura sobre os efeitos de intervenções em resiliência e/ou bem-estar nos professores, em estudos quantitativos e qualitativos, desenvolvidos de 2000 a 2019. Analisaram-se 27 estudos, de diversos países, com intervenções com foco e abordagem diversificada, aplicadas a professores de todos os níveis de ensino (abaixo do ensino superior) e com resultados diferenciais nas variáveis consideradas. No geral, os resultados mostraram que o número de efeitos positivos e neutros foi igual e que os estudos com um desenho de pesquisa mais rigoroso obtiveram mais efeitos neutros do que positivos. Também houve um maior número de efeitos positivos nas intervenções com professores do ensino secundário e nas que utilizaram uma abordagem positiva. O presente trabalho permite evidenciar que programas de desenvolvimento profissional eficazes podem representar uma estratégia adequada na promoção das competências de bem-estar e resiliência dos professores, com consequentes benefícios pessoais, profissionais e organizacionais.This doctoral thesis intends to contribute to the promotion of well-being and teachers' resilience, in a positive perspective and aiming at their empowerment. Research on promoting teacher resilience and well-being shows a positive relationship between these two constructs and reveals that these skills can be taught and developed through formal and well-structured interventions. The main objective of this work was to analyze the effects of professional development interventions in promoting the well-being and resilience in teachers. We sought to respond to this objective through the three articles that make up this thesis. In the 1st article, “Fostering teachers` resilience and well-being through professional learning: Effects from a training programme”, we present the quantitative results of the application of the face-to-face training program, “Positive Education – Promoting well-being and resilience in teachers", with 18 hours of duration and focusing on resilience and well-being. The study followed a quasi-experimental design, involving 59 active Portuguese teachers (35 in two experimental groups and 24 in the control group), belonging to all levels of education (except university). The effects of the training program have been assessed using the following measures: motivation, global resilience, commitment to the profession, self-efficacy, school support, negative and positive affections, well-being at work and meaning of work. The results showed positive effects for all variables, except for Commitment to the Profession and School Support. In the 2nd article, “Positive Education: A professional learning program to foster teachers` resilience and well-being”, we discuss the concepts and topics of each of the modules of the “Positive Education” program, adapted from the European ENTREE project (Enhancing Teachers REsilience in Europe), with seven training modules: 1-Resilience; 2-Construction of Relationships; 3-Emotional Well-being; 4-Stress Management; 5-Effective Teaching; 6- Classroom Management; and a core module 7-Education for Well-being. This article presents the strategies implemented in promoting a collaborative training environment and the main qualitative results of the program, obtained through interviews, and which were generally very positive. In the 3rd article, “Effects of interventions on teachers’ well-being and resilience: A systematic review”, we present a review of the literature on the effects of interventions in resilience and/or well-being in teachers, in quantitative and qualitative studies, developed from 2000 to 2019. 27 studies, from different countries, have been analyzed using interventions with a diversified focus and approach, applied to teachers of all levels of education (except university) and with differential results in the variables considered. Overall, the results showed that the number of positive and neutral effects was the same, and that studies with a more rigorous research design had more neutral effects, rather than positive ones. There were also a greater number of positive effects on interventions with secondary school teachers and in those who used a positive approach. The present work shows that effective professional development programs may represent an appropriate strategy in promoting well-being skills and resilience of teachers, with consequent personal, professional, and organizational benefits.porEducação positivaBem estar dos professoresResiliência dos professoresAprendizagem profissional dos professoresPositive educationTeachers well-beingTeachers resilienceTeacher professional learningEducação positiva : Promoção do bem-estar e da resiliência nos professoresdoctoral thesis101545657