Fernandes, Elsa2017-09-112017-09-111997Analise Psicológica XV(4), 563-5720870-8231http://hdl.handle.net/10400.12/5751A análise de modos de trabalho cooperativo na aula de Matemática pode dar um contributo relevante para o conhecimento da actividade matemática escolar dos alunos. Neste texto, um episódio extraído de uma aula de sétimo ano de escolaridade, em que os alunos trabalhavam cooperativamente, é analisado. O resultado 5 71 mostra como é que os alunos interagem com os outros elementos da pequena comunidade, quando trabalham cooperativamente e como é que esse processo os ajuda a construir conhecimento matemático.ABSTRACT: The analyses of ways of cooperative work in mathematics classroom can bring a relevant contribution to the knowledge on school mathematics activjty. One episode, extracted from a lesson where 7th grade students worked cooperatively, is analysed in this paper. The results show how within cooperative work students interacted with each other in a small community and how this process helped them in the understanding and making-sense of mathematical knowledge.porAprendizagemTrabalho cooperaitivoLearningCooperative workO trabalho cooperativo num contexto de sala de aulajournal article