Delgado, Luís Manuel Romano2016-12-282016-12-282015Tempo Psicanalítico, 47, 154-166.0101-4838http://hdl.handle.net/10400.12/5175No presente trabalho de psicanálise extra-clínica aplicada ao estudo de objectos culturais artísticos, o autor procura mostrar a pertinência da aplicação do modelo bioniano dos elementos em psicanálise, nomeadamente o das inter-relações entre as posições esquizo-paranóide e depressiva (PS↔D) ao processo criativo artístico, isto é, a compreensão de obras artísticas modernas como o resultado da oscilação permanente entre os modos distintos de pensar/sentir dispersivo e integrativo, ilustrando com obras de vários campos artísticos: do teatro (Galileu Galilei de Brecht), da pintura (cubismo de Picasso), da literatura (Ulisses de Joyce) e da dança moderna.In this study of extra-clinical psychoanalysis work applied to the study of artistic cul-tural objects, the author tries to show the relevance of applying of the bionian model of the elements in psychoanalysis, particularly the interrelationships between paranoid-schizoid and depressive positions (PS ↔ D) to the artistic creative process, that is, the understanding of modern artistic works as the result of permanent oscillation between different modes of think-ing / feeling, either dispersive or integrative, illustrated with works from various artistic fields: theater (Brecht’s Galileo Galilei), painting (cubism of Picasso), literature (James Joyce’s Ulysses) and modern dance.porBionPS↔DCriatividadeArteCriativityArtO balanceamento entre as posições esquizo-paranóide e depressiva (PS↔D) na psicodinâmica criativaPS ↔ D and art creative processesjournal article