Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho2010-12-222010-12-222009http://hdl.handle.net/10400.12/286Dissertação de mestrado em Psicologia ComunitáriaNuma época de mudanças aceleradas que constantemente colocam novos desafios à escola e a uma educação de qualidade perspectivar a escola como comunidade de aprendizagem profissional parece ser um modelo promissor no campo educativo que tem em conta o contexto da escola e a diversidade de factores a actuarem sobre ela de forma interrelacionada e interdependente. A literatura identificou cinco dimensões em torno das quais as escolas eficazes se parecem organizar e que as definem como comunidades de aprendizagem profissional, com benefícios para a aprendizagem dos alunos, para as práticas dos professores e para mudanças na cultura da escola. No entanto, o conhecimento sobre como estas comunidades são criadas e como são sustentadas no tempo ainda carece de maior aprofundamento. O desenvolvimento de instrumentos que permitam aceder às condições internas de cada escola que facilitam ou inibem a mudança e, assim, implementar melhorias em torno dessas cinco dimensões, é uma mais-valia para aumentar a compreensão sobre esta temática. O presente estudo, de natureza qualitativa, tem como opção metodológica o estudo de caso, e procura iniciar o processo de adaptação de um questionário como instrumento de diagnóstico e avaliação de escolas enquanto comunidades de aprendizagem profissional e, com a informação recolhida através dele, traçar um diagnóstico possível da escola à luz da literatura sobre as escolas que se organizam como comunidades de aprendizagem profissional. Globalmente o instrumento revelou-se adequado e possibilitou a recolha de informação relevante para se traçar um diagnóstico da escola como comunidade de aprendizagem profissional.porPsicologia comunitáriaAprendizagemEscolaEntrevistaDesenvolvimento profissionalEstudo de casoComunidadeCommunity psychologyLearningCase studyCommunityA escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de casomaster thesis