Pereira, Alexandra Gerald Oliveira Macedo2011-08-172011-08-172007http://hdl.handle.net/10400.12/776Dissertação de Mestrado em Comportamento OrganizacionalO presente trabalho de investigação estuda as pausas efectuadas pelos colaboradores durante o seu horário de trabalho. Concretamente, procura perceber o que é que as pessoas fazem nas empresas quando não estão a trabalhar, quais os benefícios que retiram dessas práticas e, por último, qual o impacto dessas mesmas práticas na organização como um todo. De entrevistas semi-estruturadas a indivíduos com diferentes ocupações resultaram dados qualitativos que foram codificados de forma a aferir o tipo de práticas associadas a momentos de pausa num dia de trabalho (e.g. espairecer, criar relações informais, cuidar da vida pessoal), bem como os benefícios retirados desses momentos/actividades (e.g. renovação de energias, colmatar necessidades de afiliação, equilíbrio entre vida pessoal e profissional). Assim, foi possível perceber que os colaboradores, através das práticas citadas, aumentam a sua capacidade de trabalho, em tempo e em esforço, com o consequente benefício, em termos de eficiência e melhoria de desempenho, para a organização em que trabalham. Esta conclusões tem implicações para (i) futuras investigações ao melhorarem o entendimento sobre comportamentos e práticas manifestados no âmbito de pausas realizadas pelos colaboradores durante o dia de trabalho e (ii) para as organizações, uma vez que as ajuda a perceber este importante, mas na maior parte das vezes ignorado, aspecto relativo ao comportamento dos colaboradores.porComportamento organizacionalOrganizaçõesEntrevistaCondições de trabalhoGruposRedes informaisNão trabalhoOrganizaçõesOrganization behaviourInterviewWork conditionsGroupsInformal networksO que é que as pessoas fazem nas empresas quando não estão a trabalhar?master thesis