Veríssimo, ManuelaRodrigues, Inês Branco2019-01-242019-01-242018-12http://hdl.handle.net/10400.12/6851Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Neurociências Cognitivas e ComportamentaisOs problemas de sono têm vindo a ser associados a problemas e competências nas crianças. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre sono e competências/problemas reportadas pelos professores, em crianças. A amostra foi constituída por um total de 38 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. Os dados de sono foram recolhidos com recurso a actígrafia (7 dias/noites) e a questionários completados pelos pais (CSHQ). As medidas de competências e problemas foram obtidas através do preenchimento de questionários (TCRS) por parte dos professores. Observou-se que a Hora de deitar geral está associada de forma negativa à Assertividade social; e que a Hora de levantar ao fim de semana está associada de forma positiva com os Problemas de aprendizagem, e de forma negativa a Bom aluno/Orientação para tarefas. Os Problemas de despertares noturnos, reportados pelos pais, mostraram estar relacionados de forma negativa com a Assertividade social, as Aptidões sociais com os pares e as Competências totais. Tendo em conta que os problemas de sono são algo frequentes na população infantil portuguesa, e que os problemas e os hábitos de sono apresentam associações com as competências/problemas, é importante que estes sejam tidos em consideração e seja procurada a sua resolução e/ou melhoria dos hábitos de sono.Sleep problems haven been associated with children’s problems and competences. The aim of the present study was to analyze the relationship between sleep and children’s problems/competences reported by teachers. Our sample was composed by 38 students, with ages between 6 and 9 years old. Sleep data were collect with actigraphs (used for 7 days/nights) and with parents’ sleep questionnaires (CHSQ). Teacher’s reports (TCRS) were used to collect problems/competences’ data. Bed time (general) is negatively associated with Social assertiveness; and Get up time on the weekends is positively associated with Learning problems, and negatively with Good student/Task orientation. Night waking’s problems, reported by parents, showed to be related in a negative way with Social assertiveness, Peer sociability and Global competences. Considering that sleep problems are somewhat frequents in Portuguese children, and that sleep problems and habits showed to be associated with children’s competences /problems, it is important to take these problems/habits into account and to try to solve them and/or create better sleep habits.porSonoCrianças em idade escolarActígrafiaAvaliações dos professoresSleepSchool age childrenActigraphyTeacher’s ratingsSono, competências e problemas em crianças em idade escolarmaster thesis202140156