Diniz, EvaVilhena, Isabel Maria Candeias2025-01-292025-01-292024-12-03http://hdl.handle.net/10400.12/10311Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaO presente estudo teve como principal objetivo analisar a influência da vinculação e da regulação emocional na adaptação ao ensino superior. Aspectos da vivência académica foram também incluídos. A amostra foi composta por 187 alunos pertencentes ao primeiro ano de faculdade (74.2% do sexo feminino e 25.8% do sexo masculino) com média de idade de 20.58 anos (DP= 5.10; intervalo: 18 a 60 anos). Os inquiridos responderam a um questionário online. Os instrumentos utilizados foram: (a) Escala de Vinculação do Adulto (EVA); (b) Escala de Regulação Emocional Reduzida (EDRE-V); e (c) Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES). Os resultados do estudo destacam que: (a) quanto maior a ansiedade face à possibilidade de ser abandonado/rejeitado pelo outro, maiores as dificuldades de regulação emocional e menor a adaptação ao ensino superior; (b) quanto maior o conforto com a proximidade ao outro, menores as dificuldades de regulação emocional e maior a adaptação ao ensino superior; (c) o não ingresso dos estudantes na sua primeira opção esteve associado a maiores dificuldades ao nível dos projetos de carreira e da adaptação ao estudo; e (d) níveis superiores de adaptação ao ensino superior estiveram associados à participação em atividades sociais dentro do ambiente académico. Em suma, os resultados reforçam a importância de desenvolver competências de regulação emocional, a criação de uma rede de suporte que auxilie os estudantes na fase de mudança em que se encontram, bem como a promoção de programas que envolvam os estudantes em atividades curriculares que fomentem o sentimento de pertença.ABSTRACT: The main aim of this study was to analyze the influence of attachment and emotional regulation on adaptation to teaching. The sample consisted of 187 participants (74.2% female and 25.8% male) and an average age of 20.58 years (SD = 5.10) of first-year university students. The respondents answered an online questionnaire. The instruments used were: (a) the Adult Attachment Scale (AAS); (b) the Reduced Emotional Regulation Scale (EDRE-V); and (c) the Adaptation to Higher Education Questionnaire (QAES). The results of the study emphasize that: (a) the greater the anxiety about the possibility of being abandoned/rejected by others, the greater the difficulties in emotional regulation and the lower the adaptation to higher education; (b) the greater the comfort with the closeness to others, the lower the difficulties in emotional regulation and the higher the adaptation to higher education; (c) students not getting into their first choice was associated with greater difficulties in terms of career projects and adaptation to study; and (d) higher levels of adaptation to higher education were associated with participation in social activities within the academic environment. In short, the results reinforce the importance of developing emotional regulation skills, creating a support network to help students through the phase of change they are going through, and promoting programmer that involve students in curricular activities that foster a sense of belonging.porVinculação na idade adultaRegulação emocionalAdaptação ao ensino superiorAlunos deslocados e não deslocadosAttachment in adulthoodEmotional regulationAdaptation to higher educationDisplaced and non-displaced studentsA influência da vinculação e da regulação emocional na adaptação ao ensino superior em jovens deslocados e não deslocadosmaster thesis203799151