Martins, Margarida AlvesMoreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis2011-08-102011-08-101997http://hdl.handle.net/10400.12/711Dissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalPartindo da ideia de que a aprendizagem da leitura e escrita, tal como as outras aprendizagens básicas, deve ser apresentada como um conhecimento natural e não académico, como um meio e não um fim, como algo que serve um propósito prático e necessário para a criança, procurou-se criar um programa de computador que, ao reunir estas características, introduzisse a criança na aprendizagem da leitura e escrita. Assim, foi criado um programa lúdico/educativo tendo por base a apresentação de um livro, em versão multimédia interactiva, com a história do Gato das Botas. No programa do Gato das Botas, procura-se fornecer material sobre o qual a criança possa reflectir, de modo a estimular o desenvolvimento da compreensão e conceptualização da leitura e escrita. O programa contém diversos exercícios baseados nas palavras chave da história do Gato das Botas, com a função de trabalhar e desenvolver determinados aspectos e capacidades necessárias à aquisição da leitura. A apresentação das palavras chave, em conjunto com outras palavras, pretende chamar a atenção da criança para determinados aspectos e características específicas da construção das palavras e da lógica da relação entre a palavra oral e a palavra escrita.porAprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitaçãomaster thesis